Presidente do SAAE apresenta principais ações da autarquia em reunião com vereadores

Representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE participaram de uma reunião com vereadores na tarde desta terça-feira (15), para tratar de informações sobre os serviços prestados pela Autarquia. Em São Gabriel do Oeste o SAAE é responsável pelos serviços de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos.

 

De acordo com a presidente do SAAE, Rose Pires, a reunião vai de encontro aos interesses dos parlamentares, que buscam constantemente por informações sobre o trabalho prestados pela Administração Municipal. “É fundamental manter um diálogo aberto com os vereadores, demonstrando os nossos projetos, demandas e dificuldades enquanto órgão público. A harmonia entre os poderes resulta em serviços com mais qualidade”, explicou.

 

Iniciando a apresentação na Câmara Municipal, o superintendente da Autarquia Fábio Junior apresentou dados sobre a futura modernização do sistema de tratamento de esgoto em São Gabriel do Oeste. De acordo com Fábio Junior, a construção de um Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado (Ralf) é melhor alternativa para atender a demanda da cidade. O mesmo afirma que o constante crescimento populacional do município faz com o que o projeto de implantação do sistema seja uma das prioridades do SAAE no momento.

 

No segmento de Coleta de Resíduos Domiciliares, Rose Pires destacou os pontos positivos e negativos em relação à Coleta Mecanizada; projeto desenvolvido na Cohab IV para avaliar eficiência do processo. Conforme dados apontados, o projeto piloto demonstrou viável se realizado as adequações necessárias, mas ainda demanda mais investimentos para otimização da Coleta Mecanizada.

 

“A partir da avaliação do projeto piloto realizado na Cohab IV faremos as alterações com bases em modelos de outros municípios, buscando incentivar a coleta seletiva por parte da população. A ideia é ampliar para uma região maior, abrangendo grande parte do Bairro Primo Maffissoni”, explicou.

 

Em relação à coleta realizada diretamente nas lixeiras das residências, o responsável pelo Departamento de Coleta de Resíduos, Leonardo Rossi, destacou as principais dificuldades no trabalho feito pelos coletores. De acordo com a presidente do SAAE serão feitas diversas alterações para que o serviço seja executado de forma mais eficiente.

 

Outro ponto levantado durante a reunião foi a defasagem nos valores cobrados pelo consumo de água. Conforme os dados apontados pelos dirigentes, São Gabriel do Oeste passou 4 anos sem atualização de valores, reduzindo o percentual de liquidez dos custos operacionais; além disso a cidade tem a menor taxa por m³ de água em toda a região, principalmente em comparação com a Sanesul e Águas Guariroba.

 

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, questionou diversos aspectos envolvendo o trabalho prestados pelo SAAE, destacando a importância do encontro com os representantes do executivo. “Continuamos com o trabalho iniciado no ano anterior de promover reuniões regularmente, para que possamos entender melhor o que está sendo realizado no Município e assim esclarecer melhor para nossa população o funcionamento dos serviços públicos”, salientou.

 

Além das autoridades já citadas, também participaram da reunião o vice-prefeito Valdecir Malacarne; as vereadoras Kalícia de Brito e Suelen Pascoal; e os vereadores Frederico Marcondes Neto, Geraldo Rolim, Luizinho Freitas, Perkão Sales, Ramão gomes e Vagner Trindade.

Notícias semelhantes