Previsão indica clima com probabilidade de chuvas e tempestades em MS

Conforme previsão meteorológica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul (CEMTEC), a partir desta quinta-feira (1º), há probabilidade de chuvas e tempestades, com destaque na região centro-norte do estado.

O motivo é devido a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, aliado ao aquecimento diurno e um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Ainda na quinta, são esperadas temperaturas mínimas entre 21/22°C e máximas de até 34°C nas regiões sul e leste do estado. Na região norte, mínimas entre 21/24°C e máximas de até 35°C. Em Campo Grande, mínima de 23°C e máxima de 32°C.

Para o dia de hoje (30), há previsão de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade.

Porém, não se descartam pancadas de chuva e tempestades isoladas nas regiões centro-norte, bolsão e leste devido a presença de áreas de baixa pressão atmosférica, aliado ao aquecimento diurno.

Esperam-se temperaturas mínimas entre 19/20°C e máximas de até 32°C na região sul. E na região norte, esperam-se mínimas entre 20/25°C e máximas de até 37°C. Em Campo Grande, mínima de 21°C e máxima de 33°C.

Segundo o Cemtec, são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15-35%, com destaque na região centro-norte do estado.

Em grande parte do estado, os ventos estarão variáveis, no começo do dia atuam do quadrante leste e durante o dia giram para o quadrante oeste. São previstas rajadas de vento entre 40-60 km/h e pontualmente podendo atingir valores entre 60-70 km.

Alerta de tempestade

Nesta quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de tempestade para a maior parte dos municípios de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 43 cidades estão sob alerta.

A chegada da chuva deverá ser um alívio em relação aos últimos dias no Estado, marcado por temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar.

Espera-se que, nos próximos dias, a umidade do ar alcance a máxima de até 95% e mínima de 40%.

 

Fonte: Correio do Estado

Notícias semelhantes