Por volta das 16h30min, desta quarta-feira (17) a Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA apreenderam um veículo Fiat Strada, onde dois homens estavam transportando isca viva (espécie Minhocuçu) para a cidade de Campo Grande.
A ocorrência foi registrada na BR-163, no quilometro 730 em Coxim. O motorista alegou ter pego os animais em uma propriedade da qual é arrendatário em Porangatu – GO. Ao todo, a caminhonete estava carregada com aproximadamente 14 mil minhocoçus, distribuídas no compartimento de carga e no interior do veículo, atrás dos bancos.
Na tentativa de comprovar suposta legalidade na origem das iscas, o homem chegou a apresentar notas fiscais, sendo informado, porém, de que tal documentação não seria válida para tal transporte. Devido a falta de permissão, licença ou autorização da autoridade competente para apanhar, vender e transportar os animais, o condutor foi autuado pelo IBAMA, em aproximadamente R$ 7 milhões. A multa por cada minhoca pode chegar até a R$ 500,00.
O veículo foi apreendido e ficará à disposição do Juizado Especial Criminal da Comarca no pátio da Unidade Operacional da PRF em Coxim.