Candidatos inscritos no Prouni (Programa Universidade para Todos) poderão conferir o resultado da primeira chamada, referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025, a partir das 17h (horário de MS), desta terça-feira (4).
Neste ano, o Prouni oferta 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o país. Dessas bolsas, sendo 203.539 integrais e 134.905 parciais. Conforme o MEC (Ministério da Educação), os inscritos deverão conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O prazo para entrega da documentação aos aprovados na primeira chamada ocorre entre os dias 4 a 17 de fevereiro. De acordo com o Edital nº 2/2025, o candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico.
A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição.
Prouni
Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Em 2025, o Prouni comemora 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024. Em duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política.
Dados do Censo da Educação Superior de 2023, que analisa os efeitos do programa na taxa de conclusão de curso superior, identificou que 58% dos participantes concluíram a graduação. Além disso, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação, enquanto o percentual de conclusão dos estudantes que não participam do programa é de 36%.
Conforme o MEC, esses dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.
Fonte: Agência Brasil