Profissionais da educação começam a ser vacinados em São Gabriel do Oeste

A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste iniciou na manhã desta sexta-feira (30), a vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação lotados na rede pública e particular de ensino. São contemplados nesta fase os trabalhadores de 55 a 59 anos de idade.

No início da manhã, as secretárias de Saúde, Francine Gnoatto Basso, e de Educação, Danielle dos Santos Souza, estiveram presentes na Associação Unidos da Feliz Idade (AUFI) para acompanhar a imunização dos primeiros educadores e profissionais da área que se cadastraram, através de um formulário disponibilizado pela Educação, para receber as doses.

A primeira profissional a receber a vacina na cidade foi a professora Virgiane Oliveira, do CMEI Mundo da Criança, que trabalha na Rede Municipal de Ensino há 15 anos. “É uma alegria muito grande participar deste momento tão importante; um momento de esperança. Agora começamos a dar os primeiros passos para voltar à normalidade com mais segurança, tanto para nós professores, quanto para as crianças que tanto amamos”, disse a professora.

Para a secretária Danielle, a vacinação contra a Covid-19 foi uma conquista muito importante para a classe que lutava desde o princípio pela imunização dos profissionais da educação. “A Educação é essencial para o futuro das nossas crianças e adolescentes. Nós, assim como outros municípios, estivemos junto ao Governo buscando a inclusão destes profissionais no grupo prioritário de vacinação. Hoje estamos acompanhando com emoção, essa primeira imunização. Cada vacina aplicada é uma dose de esperança para toda Educação”, comentou Danielle.

A secretária ainda explicou que todos os trabalhadores das unidades escolares, da rede pública e privada, escolas de idiomas e entidades de ensino serão imunizados, respeitando a ordem de idade preconizada pela Saúde. “Nesta sexta serão imunizados os de 55 a 59 anos. Não apenas professores estão recebendo estas doses, mais todas as pessoas que fazem do quadro: merendeiras, técnicos, vigias, pessoal da limpeza, entre outros. Esperamos em breve, que todos os profissionais estejam imunizados”, concluiu.

Além dos professores, outros grupos foram imunizados neste dia 30. Confira a tabela de imunização:

Idosos de 60 anos ou mais – apresentar cartão do SUS ou CPF;

Gestantes acima de 18 anos – apresentar laudo com indicação do médico para aplicação da vacina;

Puérperas – certidão de nascimento da criança (até 45 dias);

Trabalhadores coletores de resíduos sólidos – de 55 a 59 anos – apresentar holerite/carteira assinada;

Motoristas de transporte coletivo rodoviário – de 55 a 59 anos – apresentar holerite/carteira assinada;

Comorbidades – de 55 a 59 anos – apresentar laudo médico atualizado ou receita médica ou cartão de acompanhamento (deverá entregar uma cópia);

  • Lista de comorbidades: diabetes, hipertensão, obesidade, cardiovasculares, asma brônquica, imunossuprimidos, transplantados, doentes renais crônicos e doenças autoimunes.

 

 

Notícias semelhantes