Projeto Libras: Mãos que falam fecha 2022 formando mais uma turma de interpretes em Língua Brasileira de Sinais

A noite da última segunda-feira (12) foi mais uma noite de grande emoção, o projeto Libra: Mãos que falam, realizado pela prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste por meio do Departamento de Formação Continuada em parceria com a ACISGA, COOSAGO, Aurora COOP e parceiros do comércio local, realizou a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Avançado de LIBRAS.

Libras é a língua de sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei. A lei que dispõe sobre a língua de sinais é a Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Estão garantidas pelo poder público, formas institucionalizadas de apoio para o uso e a difusão da Libras como meio de comunicação nas comunidades surdas e São Gabriel do Oeste tem feito grandes avanços nesse sentido, alunos vindos de diversos setores como comércio, indústria e setor público e a cada etapa mais interessados surgem, criando assim uma rede de apoio e inclusão da comunidade surda em nossa cidade.

A Libras não é uma língua de gestos representando a língua portuguesa, e sim uma autêntica língua de nosso país. Semelhante à língua oral que é composta por fonemas (qualquer dos traços distintivos de um som da fala, capaz de diferenciar uma palavra de outra), a Libras também possui níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.

Ao longo de 10 meses em 2022, os alunos estiveram sob a tutela da Professora Cristina de Medeiros Silveira Bin, interprete de LIBRAS, durante o curso os alunos passaram por todas as fases, desde o básico, intermediário e agora 23 alunos recebem o certificado do nível avançado e estão aptos a se comunicar com a comunidade surda em qualquer situação, seja nos seus locais de trabalho ou em outras situações.

Segundo a professora Cristina apesar de estarem aptos a se comunicar, o aprendizado dos alunos deve ser constante, visto que a LIBRAS é uma língua dinâmica e viva, os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo (ou no espaço) onde esses sinais são realizados. Por exemplo, a mesma formação das mãos, porém em lugar diferente no espaço ou do corpo adquire outro sentido, isto é, significa uma outra palavra.

Há ainda de considerar que tal como a língua oral possui significados diferentes para a mesma palavra em regiões diferentes do Brasil, na Libras isso também ocorre, são os regionalismos. Então não basta apenas saber os sinais, mas sim sua gramática, para que se possa combinar as frases e estabelecer a comunicação. Para quem tiver interesse nessa formação que é aberta a todo público, a orientação é que procure o departamento de Formação Continuada para manifestar seu interesse, conforme forem surgindo novos interessados uma nova turma deverá ser disponibilizada.O Departamento de Formação Continuada está localizado na sede administrativa da prefeitura municipal de São Gabriel do Oeste na rua Martimiano Alves Dias,1211.

Notícias semelhantes