O projeto Luzes do Cerrado vem encantando a cidade de São Gabriel do Oeste e seus visitantes há mais de 15 anos. Com o objetivo de transformar garrafas PET em uma decoração sustentável de Natal, o projeto já utilizou mais de 1 milhão de garrafas, que poderiam ter acabado em aterros sanitários. A fim de garantir que a decoração continue sendo um sucesso na cidade, a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo lançou novamente a campanha de doação de garrafas PET.
A reutilização de garrafas PET tem sido amplamente utilizada em diversas atividades, sendo uma opção criativa e sustentável para a decoração. Parte das garrafas utilizadas no projeto Luzes do Cerrado vêm de projetos em escolas e outra parte de estruturas em forma de garrafão instaladas em pontos estratégicos de São Gabriel do Oeste. Segundo Alexandre Pierezan, secretário da pasta, qualquer pessoa pode colocar sua garrafa PET nesses pontos de coleta e ter certeza de que ela será utilizada no projeto.
No entanto, a doação desses materiais vem reduzindo nos últimos anos, o que acaba por reduzir também a quantidade de peças produzidas. Consciente da importância da participação da população, Alexandre pediu que as garrafas de refrigerante e água sejam entregues nesses pontos de coleta para facilitar o recolhimento para a utilização das artesãs e artesãos que já estão trabalhando na Oficina de Natal.
As peças começam a ser produzidas após a aprovação de um projeto pela Secretaria de Cultura ainda no início do ano. Depois disso, elas vão para o galpão, onde começa o trabalho. Alexandre destacou que, logo após desmontar a decoração de um ano, já é necessário começar a montar a do ano seguinte, em um ciclo de trabalho contínuo.

Além de contribuir com o meio ambiente através da ressignificação de materiais que seriam descartados, o projeto Luzes do Cerrado leva consciência ambiental para a população. A doação de garrafas PET nos pontos de coleta é uma oportunidade para que todos possam participar ativamente desse processo de transformação e valorização de materiais que antes seriam descartados.
Confira os pontos de coleta na cidade:
Praça do bairro Milani;
Praça da Matriz;
Em frente da conveniência próximo ao Bradesco;
Em frente da conveniência da Gleci;
Em frente da Prefeitura Municipal;
Praça da COHAB IV;
Praça do Primo Maffissoni;
Praça da Igreja Metodista;
Praça do Flor do Cerrado;
Praça do bairro Fênix;
Praça da Bíblia;
Escola Nilma Glória;
Parque Ecológico Águas do Guarani;
Areado.





















