Projeto Mãos que falam prepara formatura de turmas em São Gabriel

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio do Departamento de Formação Continuada, realizará na próxima semana a formatura da primeira Turma Nível Avançado de interpretes de Libras. O projeto nasceu com objetivo de ampliar a inclusão de pessoas surdas no atendimento de órgãos públicos e comércio local, com a capacitação de servidores públicos e colaboradores as empresas parcerias.

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

Por meio da cooperação com a iniciativa privada e a ACISGA, a prefeitura deu início ao treinamento de pessoas ouvintes na LIBRAS para que esses conseguissem se comunicar com surdos nos seus ambientes de trabalho. Apesar de toda a dificuldade em se comunicar, os surdos são parte integrante das nossas comunidades, eles trabalham, consomem, vivem e interagem com ou ouvintes.

Essa interação fica muito mais truncada quando não se sabe como lidar com essa diferença e é aí que o projeto entra, ao proporcionar aos ouvintes a experiência de se comunicar de forma efetiva com os surdos promovendo a inclusão dos mesmos nas mais diversas esferas da nossa sociedade. Nessa formatura em torno de 57 alunos de todos os setores como administração pública, indústria e comércios da cidade, divididos em turmas que vão desde o básico ao avançado estarão recebendo seu certificado de formação.

A turma do nível avançado já está apta a se colocar à disposição da comunidade surda como interprete em seus locais de trabalho, já as turmas do básico e intermediário darão continuidade à sua formação.

São onzes meses de atividade desse projeto, que facilita a vida de todos os envolvidos, uma vez que os surdos se sentem incluídos por terem com quem se comunicar e compartilhar suas necessidades e demandas nos ambientes corporativos e comercio local e para os ouvintes poder receber bem os surdos e atender suas demandas seja no trabalho ou no comercio é bastante satisfatório segundo um dos alunos do curso.

O vice-prefeito Valdecir Malacarne esteve visitando os formandos na sala de aula e realizou a entrega dos uniformes aos alunos. Valdecir ainda fez questão de reforças aos alunos a importância dessa nova capacitação para o seu dia a dia.

“Incluir pessoas e respeitar suas características nos torna mais humanos, quando nos disponibilizamos a fazer um curso como esse que vai oferecer uma comunicação mais eficaz com aqueles que limitações é uma grande demonstração de empatia. Naturalmente a comunidade surda de São Gabriel deve se sentir mais acolhida ao chegar nas repartições públicas, comércio e em indústrias do município, ao se deparar com pessoas que conhecem a sua Língua.” Finalizou Valdecir.

Notícias semelhantes