Na tarde de ontem, estiveram reunidos no gabinete do prefeito o secretário municipal de Educação, a presidente do SIMTED, Dani Curti, e a coordenadora do PRODTEA, Shayana Balzan, para acompanhar a assinatura do projeto de lei que foi encaminhado à Câmara Municipal para apreciação. A proposta prevê a criação de 20 novos cargos de professores auxiliares que irão integrar o quadro da Rede Municipal de Ensino, reforçando o atendimento aos alunos neurodivergentes nas unidades escolares do município.
A medida representa um avanço importante no fortalecimento da educação inclusiva em São Gabriel do Oeste, garantindo mais suporte dentro das salas de aula e melhores condições de acompanhamento individualizado para estudantes que necessitam de atenção especializada. Com a presença do professor auxiliar, o ambiente pedagógico se torna mais acessível e estruturado, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, além de contribuir diretamente para a organização das rotinas e a efetividade das estratégias de ensino.

Para o prefeito Leocir Montanha, o encaminhamento do projeto reafirma o compromisso da gestão com uma educação que acolhe as diferenças e promove oportunidades reais de aprendizagem.
“Estamos dando mais um passo importante para garantir que nossas escolas estejam preparadas para atender todos os alunos com qualidade. A presença do professor auxiliar fortalece o trabalho pedagógico e permite que o estudante neuro divergente tenha o suporte necessário para se desenvolver com mais autonomia e segurança dentro da sala de aula”, destacou.

O secretário municipal de Educação ressaltou que a iniciativa também impacta positivamente o trabalho dos docentes.
“Essa ampliação do quadro vai trazer mais equilíbrio para o dia a dia em sala de aula, permitindo que o professor regente consiga conduzir o processo de ensino com o apoio necessário no acompanhamento dos alunos que demandam maior atenção. É uma medida que qualifica o atendimento e fortalece a prática pedagógica inclusiva”, afirmou.
A presidente do SIMTED, Dani Curti, destacou a importância da valorização das condições de trabalho no ambiente escolar.
“A inclusão exige estrutura e profissionais preparados. A criação desses cargos é fundamental para garantir que os alunos neurodivergentes tenham o acompanhamento adequado e que os professores tenham suporte no desenvolvimento das atividades pedagógicas, beneficiando toda a dinâmica da sala de aula”, pontuou.
Já a coordenadora do PRODTEA, Shayana Balzan, reforçou o impacto direto da medida no atendimento aos estudantes.
“Com o professor auxiliar, conseguimos oferecer um acompanhamento mais próximo e direcionado às necessidades de cada aluno, respeitando seu tempo e suas particularidades. Isso contribui para a adaptação ao ambiente escolar, melhora a interação social e potencializa o processo de aprendizagem”, explicou.

O projeto segue agora para análise do Legislativo Municipal e, se aprovado, representará um importante reforço na promoção de uma educação cada vez mais inclusiva e equitativa em São Gabriel do Oeste.
















