Qualificação Profissional: Coordenação acompanha o encerramento do curso de Cultivo de Figo

Na manhã desta quarta-feira, dia 24, foi realizado o encerramento do curso de Cultivo de Figo. O curso foi ofertado pela Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Centro de Qualificação Profissional; contou ainda com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de SGO (STTAR), representada pelo seu presidente Gilvani Aparecido Delmiro e do SENAR/MS.

Na ocasião, o coordenador de Qualificação Adriano dos Santos Ferreira representou o secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Emiliani Junior e esteve na sede do Assentamento Patativa do Assaré, local onde foi realizado o curso. Adriano destacou a importância de todos os envolvidos no projeto, bem como o estímulo oferecido pela instituição SENAR por meio dos cursos de capacitação, em especial este de cultivo de figos, que é uma alternativa de renda para os Assentamentos Patativa do Assaré e Itaqui.

O presidente do Assentamento Patativa do Assaré, Edilson Valdivino Souza do Nascimento, agradeceu o apoio da Administração Municipal com as qualificações e solicitou a continuidade das mesmas, pois são indispensáveis na implantação de novas atividades, priorizando a utilização de tecnologias adequadas às condições socioeconômicas da região.

O curso teve início no dia 22 de agosto, com 10 alunos. Eles aprenderam a desenvolver a forma correta para a implantação e o manejo do pomar, utilizando as técnicas adequadas para o cultivo, bem como a escolha correta da área para plantio, espaçamento e demarcação, correção e adubação, seleção de mudas, tratos culturais, entre outras.

Segundo Nestor Pereira Junior, instrutor do SENAR/MS, “a poda é uma prática muito importante nessa atividade”. A quantidade de frutos da figueira depende da época e a maneira como é realizada a poda, os frutos podem ser aproveitados em diferentes estágios de maturação. Quando ainda estão verdes, os figos são perfeitos para a confecção de doces em compotas, já os maduros são ideais para o consumo in natura.

Ainda no mês de agosto, o Centro de Qualificação Profissional e o Sindicato “STTAR” estarão realizando, entre dos dias 25 e 27 de agosto, o curso de Cultivo de Hortaliças Tuberosas (beterraba, batata-doce, cenoura, mandioca e nabo). O curso acontecerá em parceria com o SENAI/MS, tendo como local a extensão do Assentamento Itaqui – lote 01. As inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (67) 99627-4168 ou (67) 99924 6096.

Notícias semelhantes