A Fundação Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste (FUNSAÚDE), divulgou no início da noite desta segunda-feira (22), o Boletim de Ocupação dos Leitos do Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira.
Segundos a fundação, que administra a unidade hospitalar, dos 12 leitos disponíveis para tratamento do coronavírus, quatro pacientes estão intubados, aguardando vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um paciente está internado, porém, não está intubado.
Outros 16 pacientes estão internados em enfermaria geral para tratamento de outras enfermidades.
A secretária de Saúde de São Gabriel do Oeste, Francine Basso, disse no último fim de semana, que a cidade não possui mais nenhum “kit intubação”, que são medicamentos insubstituíveis usados para intubar pacientes graves da Covid-19 e outras patologias.
A secretária informou que está fazendo “súplica para o fornecimento de medicações para o município”. Ela reforçou neste sábado (20) que, “o município não possui leitos de UTI instalados, possui leitos de suporte ventilatório e neste momento está superlotado”.
Francine, também explicou que, o estoque de medicamentos para o uso em pacientes que precisam dos leitos de suporte ventilatório está abaixo do limite. “Nós não temos medicação!”, enfatizou Francine Basso.
O município já confirmou 2.053 casos de covid-19. Só no mês de março foram mais de 170 novas confirmações. Também foram registrados 32 óbitos no município, em virtude da doença.