Queimadas no Pantanal: Focos de queimadas em Corumbá e na Bolívia continuam se alastrando

Foto: Corpo de Bombeiros/Diário Corumbaense - Focos seguem devastando o Pantanal de Corumbá

A Estrada Parque, que atravessa o Pantanal, também sofre com os incêndios florestais

Com quase 4 mil focos de incêndios, Corumbá segue liderando o ranking de municípios com mais registro de queimadas em todo o país. Em consequência, a cidade continua encoberta por uma densa camada de fumaça.

Boa parte dos focos estão localizados no Pantanal e também na área urbana, onde algumas pessoas ainda insistem em atear fogo em entulhos que estão em terrenos baldios. A Estrada Parque, que atravessa o Pantanal, também sofre com os incêndios florestais.

Outro fator que contribui para a intensa fumaça na região, são os focos de incêndios em território boliviano. Cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, passam pelo mesmo problema causado pelo fogo que consome vegetação.

 

Bioceânica, entre Puerto Quijarro e Puerto Suárez, também registra focos de incêndio – Foto: Karlos Peña

 

Além de áreas afastadas, como no Parque Otuquis, também há registros de focos de queimadas na estrada Bioceânica, que liga as duas cidades fronteiriças. Bombeiros, voluntários e guardas do parque fazem o combate aos focos de queimadas nessa região do país vizinho, bem como na região de fronteira com Corumbá.

Levantamento do Ibama, revela que até o momento, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, já foram devastados 1.400.000 hectares, conforme informado. Nesta terça-feira, 11,  militares do Corpo de Bombeiros estão às margens do Canal do Tamengo e brigadistas do Prevfogo deixaram a Serra do Amolar em embarcação do 6º Distrito Naval.

 

Pantanal segue encoberto pela fumaça das queimadas -Foto: Diário Corumbaense

 

O Pantanal registra este ano a maior queimada em décadas. Em Corumbá, dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apontam que a cidade tem 3.805 focos de queimadas. Só no mês de agosto, já são 1.070 focos. Nas últimas 24h, foram 238.

Fonte: Diário Corumbaense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes