Rei Pelé jogou em Campo Grande duas vezes, em 1965 e em 1973 contra o Comercial

O Rei Pelé, melhor do futebol, que morreu na tarde desta quinta-feira (29), aos 82 anos de idade, jogou duas vezes em Campo Grande: em maio de 1965 e em setembro de 1973.

Nos dois jogos, o camisa 10 do Santos enfrentou o Esporte Clube Comercial. Numa das partidas, 57 anos atrás, o Rei arrasou e fez 3 dos quatro gols santistas contra apenas um do Comercial.

Já no dia 12 de setembro de 1973, há 49 anos, o time de Pelé perdeu para os comercialinos por um a zero pela rodada da série A do campeonato brasileiro.

A primeira partida ocorreu no então Estádio Belmar Fidalgo, hoje um complexo esportivo, ainda ali na rua  Dom Aquino esquina com rua 13 de Junho. À época, o Rei já bicampeão mundial tinha anotado uns 700 gols em sua carreira.

Oito anos depois, em 1973, Pelé, já consagrado pelo tricampeonato, tinha balançado as redes por mais de mil vezes.

A partida lotou o estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, estádio que havia sido inaugurado dois anos antes, em 1971, com capacidade para abrigar, sentados, 40 mil torcedores.

Embora os craques no elenco santista, como Carlos Alberto Torres, Clodoaldo e Edu, era Pelé a celebridade mais tietada. O time do Santos hospedou-se no mais badalado, à época, hotel da cidade, o Campo Grande, hoje um prédio abandonado, na rua 13 de Maio, quase esquina com a rua Cândido Mariano.

O melhor do mundo, que abandonou o futebol quatro depois, em 1977, recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão honorário de Campo Grande.

No dia do jogo, uma quarta-feira um morador da cidade da região do bairro Coronel Antonino, de apelido Pelé devido à semelhança com o Rei, conquistou a atenção dos torcedores.

O sósia levantou a torcida ao entrar em campo antes do craque. Depois, fez fotos ao lado do Rei, seu ídolo. Presume-se que o sósia tenha se mudado da cidade e, com o tempo, não mais ouve-se falar dele.

No jogo entre Santos e Comercial esperava-se uma atuação de gala do Rei, mas o camisa 10 recebeu marcação implacável dos comercialinos, que também contava com craques como Bira, Gonçalves, Bufalo Gil e Copeu, este último ex-Palmeiras que já tinha sido convocado pela seleção brasileira.

Bufalo Gil fez o gol comercialino aos 43 minutos do primeiro tempo. O Santos, a partir daí perdeu várias chances de empate, mas o goleiro Careca, em noite brilhante, evitou todos ataques, de Pelé, um deles.

No segundo tempo, sufocado, o Comercial, numa das avançadas, já aos 40 minutos, teve a chance de ampliar o placar. Copeu foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Mas o centroavante Bufalo Gil, que havia feito o primeiro gol, errou. E o jogo terminou assim, com a vitória comercialina.

Pelé entrou e saiu do jogo sob fortes aplausos da torcida. À época, Campo Grande tinha em torno de 150 mil habitantes – hoje beira à casa de 1 milhão.

Capa da edição do dia 13 de setembro de 1973

Notícias semelhantes