Relatório aponta queda de incêndios no Cerrado e Pantanal sul-mato-grossense em 2025

Conforme os dados de monitoramento de incêndios florestais durante o período de janeiro a 16 de novembro de 2025, houve uma redução de 73,3% nas queimadas em áreas do Cerrado e 94,1% em áreas do Pantanal, em Mato Grosso do Sul, em relação ao mesmo período do ano de 2024. A estimativa foi divulgada na tarde desta segunda-feira (17).

Ainda conforme o boletim, equipes de brigadistas do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul) estão em atuação nas áreas de queimadas desde o primeiro dia do ano, e o efetivo realizou mais de 1,2 mil contratações de novos bombeiros para atuar nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais.

As informações são analisadas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e pelo CBMMS. O documento indica que os níveis de probabilidade de fogo para os meses de novembro e dezembro de 2025 e janeiro de 2026 serão de ‘baixa probabilidade’ e ‘observação’.

Já os municípios do norte do Estado encontram-se sob níveis de alerta de ‘Atenção’, enquanto a região pantaneira está sob nível de ‘Alerta’.

Previsão das condições meteorológicas

Entre terça (18) e sábado (23), a previsão indica sol com variação de nebulosidade. Há possibilidade de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento entre sexta (22) e sábado (23). Em relação a temperaturas e ventos, são previstas mínimas entre 18°C e 24°C e máximas entre 25°C e 37°C. Os ventos atuam entre o quadrante norte e sul.

Durante os dias 17, 18 e 22 de novembro, é esperado que o perigo de fogo amenize, variando entre nível ‘baixo’ a ‘alto’, devido à ocorrência de chuvas e tempestades nas regiões sudoeste e pantaneira. Já nos dias 19 a 21 de novembro o perigo de fogo varia de ‘moderado’ a ‘muito alto’.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes