Reunião com forças de segurança avalia ações para conter avanço da Covid-19

Representantes das forças de segurança pública, poder público municipal e Ministério Público estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (30), para discutir ações a fim de avaliar os resultados dos serviços de fiscalização para prevenção e enfrentamento ao coronavírus no município. A reunião foi convocada pela Secretaria Municipal de Saúde, visando otimizar o cumprimento das medidas impostas pelos decretos municipais.

A principal questão discutida foi a eficiência dos serviços de fiscalização e a forma que as forças de segurança podem contribuir, especialmente nos casos de desobediência. Conforme dados da vigilância, os fiscais encontram principal dificuldade no cumprimento do toque de recolher e das regras de distanciamento.

A reunião contou com a participação do promotor público Daniel Higa de Oliveira, do prefeito municipal, Jeferson Luiz Tomazoni, do vice-prefeito Valdecir Malacarne, da secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Junior. Representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Militar Ambiental (PMA) também estavam presentes.

 

De acordo com a secretária de Saúde, o trabalho já vem sendo realizado de forma ostensiva e conjunta; com o apoio da equipe de fiscalização, das polícias Civil, Militar e Ambiental, além do Corpo de Bombeiros. “O nosso principal objetivo é garantir que o serviço de fiscalização seja efetivo, por isso é importante o monitoramento das nossas ações e a discussão de medidas que possam contribuir para um resultado satisfatório. A Covid-19 infelizmente ainda é uma realidade e não podemos descuidar”, explicou.

A Secretaria de Saúde reforça o alerta para o cumprimento das medidas de biossegurança, como higienização correta das mãos, uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento.

Disk-Covid

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste disponibiliza a central de atendimento ‘Disk-Covid’, que permite que a população faça denúncias de situações de descumprimento das medidas preventivas adotadas pelo Estado e o município através de decretos.

De segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, o usuário deve ligar para o número da Vigilância Sanitária através (67) 99604-6936. Após as 17h dos dias úteis e aos finais de semana e feriados, o telefone para denúncias é diferente: (67) 99132-7192.

O objetivo é combater o avanço da doença no município. Para isso, a participação da população é muito importante, através de denúncias que podem evitar situações de aglomerações, festas clandestinas, descumprimento de medidas sanitárias, que fazem aumentar o risco de contágio.

Notícias semelhantes