Você costuma soltar fogos de artifício durante as festas de final de ano? O que é tradição para muitas pessoas, pode significar perigo e exige cuidados. Apesar da beleza que eles geram no céu, os fogos podem representar sérios riscos à saúde, principalmente quando utilizados de forma inadequada.
As queimaduras são as lesões mais comuns causadas por fogos de artifício.
“Elas podem variar de primeiro a terceiro grau e, em casos graves, levar às sequelas permanentes, como dificuldade de movimentação ou até mesmo amputações. Em situações raras, os acidentes podem ser fatais”, explica o médico Antônio de Pádua, cirurgião plástico na Rede D’Or.
O especialista destaca que há um aumento significativo desses acidentes no fim do ano e durante as festas juninas, os dois principais picos do ano para esse tipo de ocorrência.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2019 a 2022 o SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 1.548 internações por ferimentos causados por fogos de artifício, média de um caso por dia.
Os acidentes costumam afetar principalmente homens jovens e de meia-idade. No entanto, crianças e idosos também merecem atenção especial.
“Crianças, mesmo sem soltar fogos, podem ser vítimas por estarem próximas, enquanto idosos têm maior risco de complicações”, alerta o médico.
As partes mais frequentemente atingidas são mãos, braços, rosto e tórax. Esse tipo de ocorrência acaba exigindo a ação do cirurgião plástico, já que, geralmente, as vítimas precisam passar por procedimentos como limpeza cirúrgica de feridas e enxertos de pele.
“Nos primeiros atendimentos, o médico emergencista avalia a situação e, em casos necessários, aciona o cirurgião plástico”, detalha o especialista.
O que fazer em caso de acidentes com fogos
Em caso de queimaduras a orientação é lavar a parte do corpo afetada com água corrente limpa e fria e buscar atendimento médico.
“É importante manter o ferimento limpo e úmido, com uso de compressas frias. Nunca toque diretamente com a mão ou tente descolar os tecidos da queimadura. Além disso, não é indicado passar nenhuma substância no ferimento”, orienta o médico.
Saiba como evitar acidentes com fogos
• Não manusear ou soltar fogos sob efeito de bebida alcoólica
• Utilizar suportes seguros para acender os fogos, mantendo-os longe das mãos e do rosto
• Jamais apontar fogos para pessoas ou objetos
• Escolher um local seguro, longe de líquidos inflamáveis ou fontes de calor
• Comprar produtos de marcas confiáveis
• Armazenar os utensílios em locais seguros, evitando a proximidade de fontes de calor.
Fonte: Jornal Midiamax