SAAE investe em projeto de ampliação e modernização da Estação Tratamento de Esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE deu início ao ano de 2024 com o projeto de ampliação e modernização do sistema de tratamento de esgoto de São Gabriel do Oeste. O município atualmente possui 9.683 ligações de água e 11.868 ligações de esgoto, e tem se dedicado a realizar investimentos substanciais para expandir sua infraestrutura de saneamento.

Para a elaboração do projeto executivo e o acompanhamento da futura obra de ampliação da estação de tratamento, o SAAE contratou a empresa Infrasolution Engenharia Ltda, que já iniciou neste mês de fevereiro o levantamento topográfico e batimetria das lagoas existentes, com a determinação de profundidades e volumes.

De acordo com a presidente do SAAE, Rose Pires, o investimento inicial é aproximadamente de R$ 300 mil para a elaboração do projeto de ampliação da estação de tratamento de esgoto. Esse projeto será a base principal para a implantação de um sistema mais moderno, o Reator Anaeróbio de Lodo Fluidizado – RALF.

“São Gabriel do Oeste é um município que cresceu de forma significativa, com um grande número de novos imóveis, e isso demanda investimentos contínuos na modernização do sistema de saneamento”, comentou Rose.

Atualmente, São Gabriel do Oeste utiliza o Sistema Australiano de Tratamento, composto pela cooperação entre a lagoa anaeróbia, lagoa facultativa e lagoa de maturação, conhecidas como lagoas de estabilização. Com a implantação do sistema RALF, o objetivo é aumentar a eficiência na remoção da matéria orgânica e de nutrientes, tratando uma carga mais elevada de material em menos tempo e espaço, e também reduzindo a produção de odores provenientes do tratamento.

Notícias semelhantes