SAAE de São Gabriel do Oeste é convidado para participar de reunião do Comitê de Monitoramento da Fluoretação, com Águas Guariroba e Sanesul

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) participou na última semana de uma reunião com o Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano, criado pela Secretaria de Estado de Saúde. A unidade foi a única a ser convidada dentro do Estado de Mato Grosso do Sul para apresentar seus resultados e o excelente trabalho prestado de fluoretação em seus reservatórios; junto com Águas Guariroba e Sanesul.

O Comitê, que reúne instituições da área da saúde, de pesquisa, de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico e prestadoras desses serviços, tem como objetivo promover e apoiar a implementação de ações voltadas ao monitoramento e à garantia da fluoretação das águas para consumo humano no Estado de Mato Grosso do Sul. Entre as pautas levantadas pelo órgão está a discussão e debate sobre ações e estratégias de melhoria na qualidade da água no MS.

De acordo com Rose Pires, presidente do SAAE, o Serviço demonstrou durante o encontro, que aconteceu através de uma videoconferência, todo o processo de fluoretação executado no município de São Gabriel do Oeste. Além do processo, a farmacêutica Magda Janete e o superintendente Fábio Júnior, que também participaram da reunião, comentaram sobre o histórico do SAAE e a luta constante em busca de inovações que auxiliem na preservação e prevenção da saúde pública. Eles ainda apontaram que a fluoretação – uso do flúor no abastecimento, vem sendo feito desde 2004 na rede, levando água fluoretada a 100% dos lares são-gabrielenses.

“Seguindo um rigoroso monitoramento das concentrações recomendadas e através de um excelente trabalho realizado pela nossa equipe, conseguimos durante todos esses anos ótimos resultados, mantendo uma média diária de 0,7 mg/l para o nosso município”, informou Magda ao apresentar os dados de concentração de flúor na água da cidade. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a fluoretação da água para consumo humano é uma medida preventiva de comprovada eficácia, que reduz a prevalência de cárie dental entre 50% e 65% da população, sendo um processo seguro, econômico e adequado.

Além da concentração de flúor, o Serviço informou dados de redução no índice de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados (índice CPOD); que de 3,12 em 2001, passou para 0,90 em 2019 (levantamento da Secretaria de Saúde do Estado). “O trabalho de fluoretação desenvolvido pelo SAAE segue as boas práticas e as normas sanitárias, é feito conforme as regras estabelecidas pela Funasa, em obediência à legislação federal e é reconhecido pela população da cidade”, disse a farmacêutica.

Rose espera que a participação da autarquia no Comitê, como case de sucesso, contribua para o objetivo do órgão de implementar ações em prol da saúde bucal através da expansão da fluoretação. Participaram da reunião, representantes da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, da Coordenação de Ações em Saúde, do Laboratório de Saúde Pública Lacen, da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Campo Grande, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul AGEPAN, Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Campo Grande AGEREG, Águas Guariroba, Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (SANESUL), Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Centro Universitário da Grande Dourados Unigran, Uniderp e a Dra Lisiane Correa de Barros Trombin, Cirurgiã Dentista do Rio Grande do Sul, Magda Janete Wilde Callegaro, Farmacêutica responsável pelo SAAE de São Gabriel do Oeste e Fábio Júnior, Superintendente do SAAE.

Notícias semelhantes