São Gabriel: Capacitação para defesa dos direitos das crianças e adolescentes marca ‘Campanha Faça Bonito’

A prefeitura de São Gabriel do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Aurora Alimentos, realizou nesta terça-feira (18) uma capacitação referente a campanha “Faça Bonito – Projeta Nossas Crianças e Adolescentes”, ação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

A capacitação contou com a presença do prefeito Jeferson Tomazoni, do vice-prefeito, Valdecir Malacarne, da secretária de Assistência Social, Rosane Moccelin, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Rocha.

 

Durante a abertura, o prefeito destacou o crime bárbaro ocorrido no dia 18 de maio de 1973 e que ficou nacionalmente conhecido como “caso Araceli”. “Falando desta data tão importante, que nos remete a uma reflexão sobre o respeito aos direitos das crianças e adolescentes, gostaria primeiramente de parabenizar o trabalho desenvolvido pelos servidores da Assistência e pela empresa Aurora. Essa capacitação com certeza é mais um avanço nos esforços para a defesa das nossas crianças e adolescentes”, comentou Jeferson Tomazoni.

 

De acordo com a secretária de assistência social, Rosane Moccelin, toda capacitação foi elaborada com base nos estudos sobre o “caso Araceli”. “Um crime que chocou o país, onde, uma menina, infelizmente, teve todos os seus direitos violados. Mas sua história não foi esquecida e, hoje, através de eventos como este, sua história ajuda a salvar a vida de muitas outras crianças e adolescentes”, explicou Rosane.

 

Rosane Mocelin

 

O gerente da unidade da Aurora em São Gabriel do Oeste, Moisés Caetano de Oliveira Júnior, também destacou o impacto do caso e a importância da conscientização da sociedade quanto a gravidade do problema. “Gostaria de agradecer o envolvimento da Prefeitura nesta campanha e dizer que vamos continuar essa capacitação através dos funcionários da Aurora. Este é um problema que deveria estar erradicado da nossa sociedade, mas, infelizmente, vem crescendo. O Faça Bonito é um estímulo para ações como que visem a proteção às crianças e aos adolescentes e a condenação de quem viola esses direitos”, reforçou.

 

“Assim como a Assistência Social e a Educação, todos nós, enquanto sociedade, também temos um papel fundamental na luta contra a violência sexual de crianças e adolescentes. É preciso saber como agir ao observarmos qualquer sinal de violência. Nós que podemos dar o suporte devemos estar preparados para identificar, para encaminhar ao Conselho Tutelar ao à polícia”, continuou o prefeito.

A capacitação envolveu todos os colaborades da Assistência Social e os Conselheiros Tutelares do Município.

 

 

Caso Araceli 

Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Como denunciar

As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar mais próximo ou por meio do Disque Denúncia Nacional – Disque 100, serviço de utilidade pública que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.

 

 

Notícias semelhantes