Passados 15 anos da primeira transmissão experimental de TV Digital aberta no Brasil, a digitalização dos sistemas analógicos em todas as cidades se aproxima do fim.
O Conselho Diretor da TV Morena encerrou essa semana as suas transmissões em sinal analógico em São Gabriel do Oeste, isso significa que a partir de agora, apenas TV equipadas com antena digital ou aparelhos analógicos com decodificador externo terão acesso à programação da TV Morena / Globo.
A informação é que outros canais ainda estão transmitindo em sinal analógico mas pelo cronograma oficial, 2023 será o último ano do programa de promoção de desligamento do sinal analógico no país, iniciado em 2016.
A razão mais importante do desligamento analógico é liberar espectro de frequências para usos futuros, especialmente para a TV digital 3.0. Trata-se de uma terceira geração tecnológica que está em processo de definição dos parâmetros técnicos pelos fóruns de padronização e que deve ter implementação iniciada nos próximos anos.
O foco da TV 3.0 é permitir maior qualidade de imagem, como transmissões em 4K, e maior integração com serviços distribuídos pela Internet. Do ponto de vista das emissoras de TV comerciais, desligar o sinal analógico é importante pela economia dos custos de energia e manutenção, mas nem todas estão tecnicamente preparadas para fazer essa transição e a cobertura das emissoras da TV terrestre é deficiente em boa parte do território brasileiro.
Para continuar a ter acesso à programação, o espectador deverá instalar uma antena digital para as tvs que já tem o decodificador de fábrica, ou se a tv for analógica, pode ser adquirido um decodificador externo, que se parece com o decodificador da antena parabólica e instalar junto com a antena digital.