São Gabriel do Oeste se antecipa e retoma cirurgias eletivas com recursos próprios.

As cirurgias eletivas são cirurgias programadas que não são consideradas de urgência. O médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia. Geralmente elas são realizadas após diversos exames que são feitos para garantir as melhores condições de saúde dos pacientes.

Apesar de serem cirurgias de baixa complexidade, como todo procedimento cirúrgico, existem riscos envolvidos e é preciso todo um cuidado com possíveis complicações e tem ainda o pós-cirúrgico que necessita de algum tempo de internação,  diante dessas condições, durante o período mais crítico da pandemia, devido a alta taxa de ocupação de leitos, e a necessidade da liberação de UTI’s para os pacientes mais graves, as cirurgias eletivas foram Interrompidas.

A medida foi necessária, mas causou um grande atraso na fila das cirurgias que já estavam agendadas e novas cirurgias deixaram de ser marcadas por conta disso. Com o avanço da vacinação, a diminuição dos casos ativos e normalização da taxa da hospitalização, a presidente da FUNSAÚDE, Enfermeira Michele Paupério anunciou nesta semana a retomada das cirurgias eletivas em São Gabriel do Oeste.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul está preparando um mutirão de retomada dessas cirurgias em todo o estado, porém, a administração municipal se antecipou, iniciando os trabalhos com recursos próprios a fim de diminuir essa espera e acelerar o retorno da qualidade de vida desses pacientes por meio dos procedimentos.

São Gabriel do Oeste tem um dos mais completos centros cirúrgicos da região, equipado com equipamento apto para realizar cirurgias por vídeo, procedimento menos invasivo e que garante recuperação em menor tempo com alto grau de sucesso na intervenção.

Na última semana, 4 pacientes que estavam aguardando o retorno dos procedimentos realizaram a cirurgia ortopédica reparadora de joelho, e logo estarão aptos a retornar suas atividades corriqueiras. Novos pacientes já estão sendo preparados para uma nova leva de cirurgias.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Notícias semelhantes