São Gabriel do Oeste: Cointa certifica 2 estabelecimentos que comercializam produtos e subprodutos de origem animal

Foto: PMSGO

No final da tarde desta quarta-feira (25), o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste e o presidente do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), Enelto Ramos da Silva, que é prefeito da cidade de Sonora, realizaram a entrega de títulos de registro para que duas empresas do município possam comercializar legalmente seus produtos e subprodutos de origem animal.

Acompanhados de uma equipe, Roberto e Enelto visitaram o Supermercado Benfica e o Produtos Coloniais de Conti para entregar os certificados. Durante o ato, o empresário e proprietário do Supermercado Benfica, Silvio Domingos do Amaral, falou sobre a importância do recebimento desta certificação, que autoriza o comércio de embutidos produzidos artesanalmente no município. “Esse registro vai atender à demanda de inúmeros produtos artesanais e facilitar a comercialização dentro da nossa empresa e fora dela”, comentou.

Luis Roberto de Conti, proprietário do Produtos Coloniais de Conti, agradeceu a certificação que comprova o atendimento as boas práticas de produção e segurança sanitária dos produtos comercializados. “É um passo importante para nossa empresa, com o registro poderemos abrir novos mercados e trabalhar com nossos produtos em municípios vizinhos e participantes do Cointa”, falou. Além de certificar para venda em São Gabriel do Oeste, o título confere ao estabelecimento a possibilidade de comercialização para as cidades de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora, ampliando seu campo de comércio para aproximadamente 170 mil pessoas.

Participaram ainda das visitas, o diretor de Comunicação da Prefeitura, Elton Luiz Vigilato, o Médico Veterinário e coordenador do SIMC-COINTA, Rafael Rezende, o coordenador geral do Cointa, Pedro Freitas, o biólogo Cleiton Oliveira e o engenheiro de alimentos, Renato Moura.

REGISTRO NO COINTA

O Cointa é amparado pelo decreto nº 10.032/2019, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que permite a execução do serviço de inspeção de produtos de origem através de Consórcios públicos.

O Consórcio atua buscando a redução de despesas para os municípios e produtores; oportunidades de regularização para os micros e pequenos empreendimentos; maior segurança sanitária dos produtos comercializados; aumento do mercado consumidor para os negócios locais; maior possibilidade de inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal e a promoção da segurança alimentar da população, permitindo que apenas produtos seguros sejam fornecidos a população.

Vale ressaltar que o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM) dos municípios integrantes ao Consórcio foi extinto com a adesão ao Cointa, sendo necessário que todos os estabelecimentos que realizam a fabricação de produtos de origem animal façam seus registros junto ao SIMC-COINTA para a manutenção da comercialização de seus produtos.

O procedimento é simples, basta procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em São Gabriel do Oeste e requerer o registro do estabelecimento junto ao SIMC-COINTA, onde o passo a passo do registro será fornecido, ou, procurar a sede do Cointa, que está situada na Rodovia BR-359, KM 01, Vila Santa Clara, Coxim-MS.

 

Notícias semelhantes