São Gabriel do Oeste: Com adoção das medidas de biossegurança, Educação dá início às aulas presenciais

Foto: Ilustrativa

A rede municipal de ensino de São Gabriel do Oeste retomou as atividades presenciais nesta segunda-feira (15) e, mesmo com chuva, foi possível perceber a animação dos alunos, que estavam afastados desde março do ano passado. O retorno foi acompanhado pela secretária municipal de educação, Danielle dos Santos Souza, do vice-prefeito Valdecir Malacarne e da vereadora, Kalícia de Brito.

Para receber os alunos, as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) fizeram adaptações para atender os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, visando a segurança dos alunos e profissionais da educação. Distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel, bem como uso de tapetes sanitizantes foram algumas das regras para o retorno. Cada unidade também elaborou horário diferenciado para evitar aglomerações durante os intervalos.

A secretária de educação destacou um diferencial na educação de São Gabriel do Oeste, que possibilitou o retorno gradativo das atividades. “Contamos com profissionais efetivos e equipe terceirizada para realizar a limpeza dos espaços. Temos equipes suficientes para limpeza de duas em duas horas, em média, e a limpeza é intensificada para troca de turnos”, explicou Danielle.

O vice-prefeito elogiou o esforço dos profissionais de educação para garantir a retomada das aulas. “Sabemos o quanto está sendo difícil para educação este período de pandemia. É possível perceber a força de vontade que fizeram que São Gabriel do Oeste avançasse nesse sentido. A exemplo de unidades particulares, esses educadores se empenharam e hoje vemos mais um desafio superado pela educação”, comentou.

Cumprindo agendas internas na Prefeitura, o prefeito Jefferson não conseguiu acompanhar o retorno escolar. Ele destacou o comprometimento dos profissionais para o retorno das aulas e para uma educação de qualidade. “Mais uma vez São Gabriel sai na frente graças ao comprometimento de profissionais dedicados. Eles estudaram, cuidaram dos protocolos e estão empenhados em fazer um retorno seguro e com a qualidade que São Gabriel sempre zelou. Nosso agradecimento e reconhecimento a todos estes profissionais”, comentou.

Retorno das aulas

O ensino foi organizado em grupos menores de alunos e ofertado de forma alternada, sendo as turmas de Pré I ao 7º ano divididas em duas. A secretaria explicou que para o início do ano letivo, as aulas presenciais iniciarão em duas etapas, sendo o primeiro grupo de alunos no dia 15 e o outro grupo no dia 22 de fevereiro.

Todos os pais foram comunicados através dos grupos de WhatsApp sobre a forma de ensino no sistema híbrido, ou seja, sobre a alternância e divisão das turmas de cada unidade de ensino. A Escola Senador Filinto Muller é a única que ofertará apenas o ensino presencial, por ser uma unidade com um número reduzido de alunos por sala de aula.

Para CMEIs, as aulas acontecerão apenas para alunos do Maternal e do Jardim. Neste primeiro momento, as turmas de berçário não serão atendidas na rede municipal, sendo que, suas salas serão utilizadas para a redistribuição das outras turmas, visando a redução do número de alunos em espaço fechado. Assim, Maternal e Jardim também seguirão unicamente de forma presencial, sendo atendidos em apenas um turno, ou matutino ou vespertino e não mais de forma integral como acontecia anteriormente.

As medidas referentes ao novo modelo educacional não causarão prejuízos para a comunidade escolar e seguirão rigorosamente os dispositivos do Protocolo de Volta às Aulas publicado pelo Município. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3295-5321 na Secretaria Municipal de Educação.

 

Fonte: PMSGO

Notícias semelhantes