São Gabriel do Oeste começará a vacinar crianças com Coronavac nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde de São Gabriel do Oeste, informou que estará iniciando a aplicação de Coronavac em crianças acima de 6 anos de idade completos, que não sejam imunossuprimidas, a partir desta quarta-feira (26). Serão 600 doses disponíveis na primeira ação, que acontecerá de manhã no CMEI Jardim Gramado, das 7h30 às 10h (300 doses), e de tarde na quadra da Escola Pingo de Gente, das 13h30 às 16h (300 doses), ainda na quarta. Além das crianças, adolescentes até 17 anos também poderão ser vacinados.

A vacinação para o público infantil iniciou ainda no começo do mês de janeiro exclusivamente com doses da Pfizer. Agora, após a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a permissão foi estendida para a Coronavac, inclusa no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (PNO). Até agora, 5% da população infantil foi vacinada e com a ampliação dos imunizantes, espera-se alcançar uma taxa ainda maior deste público.

Para que a criança seja vacinada, é necessário estar na presença de pais ou responsáveis legais; além de apresentar os documentos e o cartão do SUS. O esquema vacinal das crianças seguirá o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas com um intervalo de 28 dias. A dosagem também é a mesma utilizada em adultos.

Confira os critérios de cada vacina aplicada em crianças hoje:

Coronavac

  1. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos podem receber o imunizante;

  1. Crianças de 5 anos NÃO podem tomar esta vacina;

  1. Crianças imunossuprimidas (HIV, Lúpus, Doença Renal Crônica, Câncer, etc) NÃO podem tomar esta vacina;

  1. Crianças e adolescentes com comorbidades podem tomar a vacina;

  1. O intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de 28 dias;

  1. A dose é a mesma aplicada em adultos.

Pfizer

  1. Crianças de 5 a 11 anos podem receber o imunizante;

  1. Crianças e adolescentes com comorbidades ou imunossuprimidas podem tomar a vacina;

  1. O intervalo entre a primeira e segunda dose pediátrica deve ser de oito semanas;

  1. A dose não é a mesma aplicada em adultos: possui cor do frasco diferente; tem esquema de conservação diferente e a dose é menor em relação a dose de adultos.

Notícias semelhantes