São Gabriel do Oeste é contemplado com nova caminhonete para reforço das ações em saúde

Na manhã desta segunda-feira (30), o prefeito Leocir Montanha e o secretário municipal de Saúde, José Edacyr, participaram da cerimônia de entrega de veículos promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em Campo Grande. O evento integrou mais uma etapa do programa estadual de fortalecimento da saúde pública, que está beneficiando municípios com caminhonetes e ambulâncias destinadas ao atendimento direto da população.

São Gabriel do Oeste foi contemplado com uma caminhonete 0 km, que já está à disposição da Secretaria Municipal de Saúde para uso imediato em ações de vigilância, transporte de equipes técnicas, visitas domiciliares e combate a endemias. O município também está na lista de cidades que deverão receber uma ambulância em uma próxima etapa, conforme anunciou a SES.

“Essa caminhonete chega em excelente hora para reforçar o trabalho das nossas equipes, principalmente nas áreas de difícil acesso e nas ações preventivas. Seguimos aguardando a ambulância que está garantida pelo Estado. Agradeço ao Governo pela parceria com os municípios e pela sensibilidade com a saúde pública”, destacou o prefeito Leocir Montanha.

O secretário municipal de Saúde, José Edacyr, também enfatizou o impacto positivo da entrega para o funcionamento do sistema de saúde local:

“Esse veículo amplia nossa capacidade de resposta em campo, especialmente nas ações de vigilância ambiental e transporte técnico. A caminhonete será fundamental para garantir mobilidade, eficiência e segurança às nossas equipes.”

Programa estadual prevê atendimento integral aos 79 municípios

A ação faz parte do conjunto de 114 veículos já viabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde, apresentados durante o evento Acolhe Saúde, em maio deste ano. Nesta etapa, foram entregues 30 caminhonetes voltadas ao combate de endemias e 16 ambulâncias que irão renovar a frota de transporte sanitário nos municípios.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a entrega foi planejada para atender às necessidades específicas de cada cidade.

“Esta é uma entrega parcial. Todos os municípios serão contemplados com, no mínimo, uma caminhonete e uma ambulância. A logística está sendo organizada de forma escalonada, conforme disponibilidade e priorização das demandas regionais”, explicou.

A secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, destacou que os veículos são aliados fundamentais nas ações preventivas de saúde pública, principalmente no enfrentamento de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de permitir maior alcance nas regiões mais afastadas.

Compromisso com a saúde em todas as frentes

Com essa entrega, São Gabriel do Oeste reforça sua estrutura de atendimento fora das unidades de saúde, especialmente em áreas rurais e periféricas. A Prefeitura segue articulando junto ao Governo do Estado novas melhorias e investimentos, com o objetivo de ampliar o acesso, a resolutividade e a qualidade dos serviços prestados à população.

Notícias semelhantes