Mais de 650 pessoas, entre empreendedores e produtores da agricultura familiar, de São Gabriel do Oeste, na região norte de Mato Grosso do Sul, participaram, nessa quinta-feira (14), do Dia da Oportunidade. Realizada Centro Comunitário Tradição e Amizade (CCTA), a iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e levou para o público uma ampla programação gratuita composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações.
O prefeito de São Gabriel, Jeferson Luiz Tomazoni, falou sobre a importância dos municípios precisarem caminhar sempre em direção às demandas que a população apresenta.
“Desde que aderimos ao programa, temos tido muitos benefícios. A prefeitura tem recebido assessoria, além do suporte necessário para ofertar cursos, e a população ganha muito com isso tanto o empresário como o trabalhador. Temos colhido frutos muito positivos, e o Dia da Oportunidade é uma prova de todo esse trabalho. A palestra com o tri campeão olímpico Giba, nos permite fazer um paralelo com as nossas vidas, sobre enfrentar os desafios, ciclos e recomeços, mas nunca deixarmos de nos dedicar àquilo que temos como objetivo”, ressaltou o líder do executivo.
Segundo a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, o Dia da Oportunidade é um conjunto de ações voltadas a fortalecer o empreendedorismo local e aproximar os empresários para que haja troca de experiências e cidade siga no rumo do desenvolvimento.
“Essa ação traz uma série de capacitações, palestras e atendimentos para quem deseja empreender ou abrir um negócio, além de ações voltadas para os jovens. Isso é uma prova que a prefeitura tem um olhar muito conectado com a educação empreendedora e viabiliza tudo isso por meio de parcerias que visam o crescimento em prol da população”, destacou.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, o evento foi uma ótima oportunidade para a população.
“Mais uma vez ficamos muito gratos, o programa Cidade nos possibilita realizar ações para tentar extrair o melhor da nossa classe empresarial nos quesitos de inovação, de desenvolvimento, e de aperfeiçoamento de todas as demandas, através das várias frentes de trabalho do programa”, disse o secretário, que ainda destacou o potencial econômico da cidade na região norte do Estado.
Ações para os empreendedores
Com a proposta de promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade promoveu uma Sessão de Negócios que reuniu empresários de empresas distintas. O encontro possibilitou aos participantes o acesso ao mercado e conexões com compradores.
Para Eduardo Morares, que trabalha com informática, participar de iniciativas como essa, que possibilitem a troca de experiências com outros segmentos de negócios, foi de grande valia.
“A experiência foi fantástica. Foi a primeira vez que a gente participou. Conversamos com vários ramos diferentes. Várias oportunidades de negócios. Alguns clientes já vamos fazer parcerias. Foi muito enriquecedor”, contou.
Já a empresária do ramo de mercearia, Dirce Cipriani Dalla Rosa, contou que foi a primeira vez que participou da sessão de negócios e a experiência foi bastante positiva.
“A gente está em um mundo voltado para a internet. E, nós, empreendedores temos que nos adaptar a esse mundo. Hoje foi muito importante para eu entender a demanda do mercado e dar esse start e começar a me adaptar ao trabalho digital”, declarou.
Durante o evento, também teve a Feira de Negócios com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Dentre os expositores esteve o apicultor, Cleberson Bervian, que trabalha com a produção e comercialização de mel há 4 anos.
Ele ressaltou a importância das ações levadas para auxiliar na melhoria do negócio e integrar os empreendedores locais.
“O Cidade empreendedora chegou numa hora muito importante para o município. Essa parceria nos traz novos conhecimentos, nos ajuda a explorar mais o mercado de trabalho, fazer networking, enfim, nos ajuda a tornar o nosso negócio mais reconhecido”, salientou.
Já para a empresária, Jeancarla dos Santos, que trabalha com joias afetivas, disse que participar do Dia da Oportunidade trouxe mais visibilidade para a empresa.
“Eu sempre participo desses momentos proporcionado pelo Sebrae e Prefeitura. É sempre uma oportunidade de aprendermos mais e mostrarmos o nosso trabalho”, pontuou.
Voltado para sustentabilidade, outra ação levada pelo Dia da Oportunidade foi o “Circuito de Energias Renováveis” quando empreendedores locais aprenderam mais sobre como reduzir os gastos com energia elétrica, a partir de boas práticas e projetos de geração energia renovável.
Quem veio em busca de informações atualizadas para poder repassar aos clientes, como o empresário do ramo de energia solar, Irineu Walter de Jesus, o conteúdo apresentado atendeu as expectativas. “A palestra nos mostrou sobre o funcionamento da taxa, que é uma dúvida que a maioria dos clientes têm. Eles explicaram bem como funciona toda a parte de encargos, sobre a mudança da lei e da taxa de distribuição”, explicou.
Palestra magna e capacitações
A grande atração do Dia da Oportunidade foi a palestra magna “Motivação” ministrada pelo ex-jogador de vôlei Giba. O atleta já foi tricampeão mundial na modalidade e três vezes medalhista olímpico. Giba falou sobre a semelhança entre o esporte, no caso o vôlei, e uma empresa, em relação aos pontos importantes que ajudam a alcançar um resultado satisfatório como a formação da equipe. “No esporte você tem um presidente, um técnico, e um time, além da comissão técnica, ou seja, são várias pessoas envolvidas como em uma empresa. Então, o empreendedor deve montar uma boa equipe para trilhar o seu futuro e conseguir atingir a vitória”, explicou Giba.
Além da palestra magna, o Dia da Oportunidade também promoveu outras capacitações que abordaram temáticas diferentes como: “Faça investimento em marketing digital”; “Empreendedorismo na prática”; “Como a inteligência artificial pode ajudar você”; “Educação financeira na prática para jovens”; “Atendimento como maior diferencial”; “Planejando o sucesso”; “Gestão financeira: Reorganize suas finanças para os novos tempos”; e “Quero vender mais e agora?”.
Atuante no ramo de gesso cartonado, Cristiano Nogueira França, foi dos empreendedores que aproveitou o conhecimento trazido pelo Dia da Oportunidade. Ele participou da palestra sobre marketing digital, pois sabe a importância de estar atento aos avanços tecnológicos e às demandas desse mercado. “Sabemos que para conquistar mais clientes e fazer muitas vendas hoje, é necessário ter propaganda no WhatsApp, Facebook e Instagram. Então, quero me aperfeiçoar mais nessa área e entender todo o mecanismo que envolve para eu desenvolver a minha empresa”, declarou o empresário. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.