São Gabriel do Oeste participa de Encontro Regional de Gestores de Assistência Social em Costa Rica

O prefeito Jeferson Tomazoni, a secretária de Assistência Social e presidente do COEGEMAS Rosane Moccelin e o diretor do CRAS Fábio Miranda, estiveram em Costa Rica, no último dia 24 (sexta-feira), representando o município no Encontro Regional de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Norte de Mato Grosso do Sul, realizado pelo COEGEMAS/MS (Colegiado Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul). O evento foi realizado no auditório do Parque Municipal Salto do Sucuriú e reuniu representantes 17 municípios.

O evento teve por objetivo integrar e fortalecer o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul e ainda, dar início ao processo de diagnóstico socioterritorial da região, a fim de conhecer a realidade atual, as potencialidades dos municípios e desafios a serem vencidos.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, o encontro também é uma forma de desenvolver estratégias e ações para auxiliar os usuários da rede socioassistencial.  “É um orgulho para nosso município sediar um evento deste porte, reunindo gestores de várias cidades, o que enriqueceu a troca de experiências e a elaboração estratégias para o desenvolvimento de ações concretas em benefício dos usuários”, disse a secretária ao abrir o evento.

Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o encontro foi extremamente participativo e proveitoso. “É uma discussão potente, pois consulta todos os envolvidos no ato de conferir se as diretrizes das políticas desenvolvidas estão absorvendo as necessidades do público alvo, e em especial, neste momento de pandemia, trazem consigo uma reflexão ampliada, que oportuniza diagnosticar os problemas da execução da Política de Assistência Social e propor mudanças necessárias para melhorar o atendimento aos usuários do SUAS”, avaliou o gestor.

O prefeito Jeferson Tomazoni, reforçou a fala de Cleverson, comentando sobre a atuação da Assistência Social nos Municípios como pauta extremamente importante e que deve ser debatida para que se possa fortalecer e garantir a efetivação das ações e políticas públicas. “É muito bom estar com a nossa equipe participando deste encontro para o fortalecimento do SUAS. Aqui podemos contribuir e contar com a participação do usuário na formulação de políticas públicas, levando ao debate questões primordiais para a consolidação da cidadania e do bem estar da nossa população. Em conjunto, buscamos estratégias para conquistar a melhoria dos serviços e a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse Jeferson. O prefeito ainda agradeceu a hospitalidade do Município de Costa Rica e parabenizou pelo evento.

Para Rosane Moccelin, presidente do Colegiado, o objetivo agora é retomar os encontros neste período de redução dos números de casos de Covid-19, e discutir os desafios enfrentados durante a pandemia.

“A ideia dos nossos encontros regionais – e não por acaso iniciamos na região norte – é de voltarmos a ter o encontro entre gestores e técnicos na área da assistência social. Estamos saindo de uma pandemia, que sobrecarregou a Assistência Social, fomos linha de frente juntamente com a saúde, estivemos com as portas abertas, nossos técnicos, servidores e gestores estavam adoecendo, mas atendendo a população carente do nosso estado, período em que houve o aumento da demanda de trabalho incluindo pessoas que já não eram públicos da assistência social como pequenos comerciantes, diaristas, autônomos, que perderam seu poder aquisitivo por conta da pandemia. Agradecemos pelo acolhimento aqui em Costa Rica, e a organização deste evento sem dúvidas servirá como exemplo para os demais encontros regionais”, destacou a presidente.

Representando o Governo do Estado, a superintende de Política de Assistência Social, Salete Marinho de Sá, ministrou uma palestra com o tema Desafios da Gestão de Assistência Social. “Apontamos os desafios para a gestão do Suas, reforçando a importância do controle social, cofinanciamento e serviços e programas da proteção social e vigilância sócio assistencial. Destacamos ainda, a importância das capacitações e das trocas de experiências. Foi sem dúvida, um momento de muito aprendizado” concluiu a superintende.

Além de Costa Rica e São Gabriel do Oeste, participaram gestores das cidades de Alcinópolis, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Aparecida de Taboado, Jaraguari, Paraíso das Águas, Sidrolândia, Deodápolis e Ladário.

Com informações e fotos do Município de Costa Rica.

Notícias semelhantes