Na noite da última sexta-feira (15), a Prefeitura de São Gabriel do Oeste, em parceria com a Coordenação do PRODTEA e a Câmara Municipal de Vereadores, promoveu um evento especial em comemoração ao Dia do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A ação contou ainda com o apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e do Departamento de Formação Continuada.
Com o tema “Desvendando o TDAH para Transformar Vidas”, a cerimônia foi realizada na Igreja Aliançados e reuniu autoridades municipais, profissionais da saúde e da educação, além de famílias e representantes da comunidade. O encontro buscou ampliar a reflexão, o conhecimento e a empatia em torno do tema, fortalecendo a inclusão e o apoio às pessoas que convivem com o TDAH.
Participaram da solenidade o prefeito Leocir Montanha, acompanhado da primeira-dama Cleire Arguelho; o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Malacarne; Enfermeira Dulce Munhoz Val, representando o secretário municipal de Saúde, José Edacyr Simm; a diretora do Departamento de Formação Continuada, Lourdes Bresolin Pitchenin, representando o secretário de Administração e Finanças, Daniel Paganotti; a professora Elisabetha Klein representando o secretário interino de Educação, Adão Unírio Rolim; a mãe ativista e coordenadora do PRODTEA, Shayana Balzan; além da pastora da Igreja Aliançados, Derli Romeiro.
Durante a abertura, o presidente da Câmara, Valdecir Malacarne, destacou a importância da causa e o papel do poder legislativo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com TDAH. O prefeito Leocir Montanha ressaltou o compromisso da administração municipal em ampliar as ações de acolhimento, informação e conscientização, reforçando a necessidade de união da sociedade para garantir mais inclusão e respeito.
O ponto alto da noite foi a palestra com Ivete Goldoni Moreti, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicopedagoga e especialista em TDAH, vinda de Campo Grande (MS). Com o tema “Desvendando o TDAH para Transformar Vidas”, Ivete trouxe informações atualizadas e orientações práticas, sensibilizando os presentes para os desafios e possibilidades no enfrentamento do transtorno.