São Gabriel do Oeste registra maior acumulado de chuva em 24h entre cidades de MS

Foto: Carro passando no trecho com ponto de alagamento. Créditos: Fica a Dica SGO

Com 65 milímetros/dia, São Gabriel do Oeste, a 137 km de Campo Grande, foi o município com maior acumulado de chuva em 24h. Os dados são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e consideram as precipitações registradas entre 08h10 de quinta (13) e o mesmo horário de sexta-feira (14).

Além de São Gabriel do Oeste, outros municípios de Mato Grosso do Sul registraram chuva forte ou moderada – quando a intensidade fica entre 25 e 50 milímetros/dia. São eles:

  • Corguinho: 54 milímetros;
  • Bela Vista: 53,4 milímetros;
  • Bandeirantes: 51,2 milímetros;
  • Campo Grande: 44 milímetros;
  • Corumbá (ECOA Amolar): 42 milímetros;
  • Nioaque: 38,4 milímetros;
  • Maracaju: 31 milímetros;
  • Laguna Carapã: 29,4 milímetros;
  • Pedro Gomes: 28,8 milímetros;
  • Bonito: 26,6 milímetros.

Previsão de tempo para MS

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) aponta que o fim de semana será de muita nebulosidade, chuva acompanhada de raios e rajadas de vento em todo o Estado.

A expectativa é de precipitação com volumes acima de 30-40 milímetros em 24h, especialmente nas regiões sudoeste, oeste e norte de MS. Segundo a entidade, o cenário está associado ao transporte de calor e umidade, além da presença de uma frente fria oceânica que intensifica as instabilidades.

Na sexta-feira (14) e no sábado (15), a previsão indica mínimas de 19°C a 23°C e máximas entre 23°C e 26°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 23°C, com máximas entre 23°C e 29°C.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros registrarão mínimas entre 20°C e 23°C e máximas de até 27°C e 33°C. Na Capital, são esperadas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas de até 27°C. Podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Domingo e segunda-feira

Já no domingo (16), a previsão indica tempo de sol e aumento gradual de nebulosidade ao longo do dia. Há possibilidade de pancadas de chuva em pontos isolados, principalmente nas regiões centro-sul e oeste do Estado.

Na segunda-feira (17), uma frente fria avança e intensifica as instabilidades. Por isso, haverá chuvas mais generalizadas e, localmente, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Segundo o Cemtec, isso acontecerá devido a um intenso transporte de calor e umidade da região amazônica. Os acumulados de chuva podem superar 40 milímetros/hora, principalmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.

Em ambos os dias, as mínimas serão de 17°C a 19°C, com máximas entre 25°C e 31°C nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 21°C e 23°C e as máximas entre 28°C e 37°C.

Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros registrarão mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 29°C e 34°C. Por fim, na Capital, são esperadas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 26°C e 31°C. Podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Recomendações de segurança e canais de ajuda

Diante da persistência dos temporais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros reforçam as orientações de segurança. A população deve evitar abrigar-se sob árvores ou estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

A principal recomendação é não tentar atravessar áreas alagadas, alertando que, quando a água atinge a metade do pneu, há grande risco de perda de controle do veículo.

Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 (para resgate ou ocorrências com rede elétrica); a Defesa Civil pelo 199; ou solicitar serviços da Prefeitura pelo 156.

 

Fonte: Jornal Midiamax

Notícias semelhantes