São Gabriel do Oeste retorna para a classificação vermelha no programa Prosseguir do Governo do Estado de MS e o toque de recolher volta a ser das 21h às 05h a partir desta quinta-feira (27). A classificação indica que indica um alto risco de contaminação pela Covid-19.
A cidade, que estava na bandeira laranja, com grau médio de risco e toque de recolher mais flexível, observou um número crescente de casos nas últimas semanas, chegando a ter 50 casos confirmados em um único dia. De acordo com o programa, que regula as ações restritivas em todo o Estado e é disponibilizado com as alterações de classificação aos municípios de 14 em 14 dias, novas medidas devem ser adotadas para controlar a propagação do contágio pela doença.
Dourados foi a única cidade classificada em grau extremo. O programa do governo tem as seguintes classificações: verde (grau baixo), amarelo (tolerável), laranja (médio), vermelho (risco alto) e cinza (extremo). Para a classificação, o programa Prosseguir avalia seis indicadores e recomenda o que pode e o que não pode na cidade, de acordo com a bandeira que foi classificada. É colocado ponto para cada item e, de acordo com o resultado da somatória, o município recebe a classificação. Entre os itens avaliados estão a quantidade de mortes, a ocupação de leitos e a eficiência na vacinação.