São Gabriel do Oeste: Saúde capacita servidores para uso dos respiradores adquiridos

Os servidores da Rede Municipal de Saúde de São Gabriel do Oeste, receberam no último sábado (25), uma capacitação para manusear os novos respiradores adquiridos para os leitos de terapia intensiva do Hospital da cidade. Nesta primeira etapa, cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas, participaram do treinamento.

O curso, que aconteceu no Auditório da Prefeitura, foi ministrado pelo fisioterapeuta Delando Breno Pereira, que faz parte do Núcleo de Educação em Saúde da Santa Casa e do Hospital Regional. Durante o curso, os profissionais puderam conferir na teoria e na prática o funcionamento dos novos equipamentos; o conteúdo programático abordou dos conceitos básicos da ventilação mecânica à fixação do tubo orotraqueal.

De acordo com a presidente da Funsaúde, Dulcinéia Aparecida Munhoz Val, a capacitação terá uma segunda fase, a ser realizada nos próximos dias. Para a presidente, é importante que o quadro de servidores, que estarão atendendo possíveis casos graves de Covid-19, tenham total conhecimento tanto sobre os respiradores, quanto sobre as técnicas necessárias para dar suporte ao médico. “Com o treinamento nossos profissionais estarão aptos para operar os novos aparelhos e atender aos pacientes com dificuldades respiratórias que venham a precisar da intubação”, disse Dulcinéia.

A presidente ainda informou que nesta semana o Hospital Municipal recebeu mais dois respiradores, fruto de uma parceria com o Governo Federal e que a Fundação de Saúde estará realizando a licitação dos equipamentos complementares para montagem completa dos leitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes