São Gabriel do Oeste volta à bandeira vermelha e toque de recolher será a partir das 21h

Foto: VejaAquiMS

O município de São Gabriel do Oeste voltou a ocupar o grau de risco extremo e ser classificado com Bandeira Vermelha do Programa Prosseguir. Apontada os novos dados e recomendações do Governo do Estado com a vigência até dia 9 de junho, quando deve ocorrer uma nova avaliação.

Com isso, as medidas sanitárias e restrições devem ficar mais rígidas, a principal delas, é o toque de recolher, que passa a ser a partir das 21h às 5h da manhã, conforme observado no Decreto Estadual n.º 15.644, de 31 de março de 2021.

São Gabriel do Oeste voltou a ter números altos de novos casos da doença no último mês, com mais de 3 mil casos confirmados desde o início da pandemia e 56 mortes em decorrência da doença. Só na última semana, foram quase 200 novos casos em apenas 7 dias.

Ainda na semana passada, o Hospital Municipal atingiu a taxa de 130% de ocupação dos leitos disponíveis para internações decorrentes da Covid-19, e teve de suspender os atendimentos de menor risco, ou seja, aqueles que não se enquadram nas bandeiras laranja e vermelha. A medida foi adotada na noite de quinta-feira (20), quando novos leitos tiveram de ser montados no Pronto Socorro.

Prosseguir

Para definir a bandeira de cada cidade são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.

O programa “Prosseguir” foi criado para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Notícias semelhantes