No último sábado, 23 de outubro, aconteceu em todas as unidades de saúde de São Gabriel do Oeste, mais uma edição da Campanha de Preventivo do Câncer de Colo de Útero. O Dia D realizado em alusão ao Outubro Rosa, contou com grande participação popular atendendo mais de 230 mulheres.
A Campanha buscou atender às mulheres que não conseguem tempo disponível para fazer os exames periódicos durante o expediente normal das unidades de saúde. Além do preventivo (Papanicolau), durante a ação também foram realizados testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, atendimento odontológico com limpeza e avaliação e orientações sobre o autoexame das mamas.
De acordo com Juciléia Carvalho Mota Magalhães, coordenadora dos Programas Municipais de Saúde e organizadora da Campanha, foram coletados 235 preventivos e realizados 206 exames clínicos das mamas, 239 testes de HIV, 239 testes de Sífilis, 239 testes de Hepatite B e 239 testes de Hepatite C. A ação ainda registrou mais 130 atendimentos odontológicos.
“Tivemos alguns exames de colo de útero e de mamas que apresentaram alterações e já foram encaminhados ao especialista. Algumas unidades já estavam trabalhando no dia com o médico, o que foi um ponto positivo pois a paciente já saia da unidade com o tratamento”, informou Juciléia. Ela ainda pontuou que todas as doenças quando são diagnosticadas precocemente, respondem melhor ao tratamento, alcançando possivelmente a cura na maioria das vezes.
Juciléia também informou o resultado da testagem rápida. “No caso dos exames de testagem rápida para as ISTs, Sífilis e Hepatites Virais, tivemos 4 casos reagentes Sífilis e 1 de HIV. Essa detecção é de suma importância pois o quanto mais rápido for o tratamento, mais rápido será a quebra da cadeia de transmissão, diminuindo assim o número de infectados”, disse.
Por fim, ela destacou que a campanha é apenas uma forma de facilitar e incentivar as mulheres a realização do exame, já que o exame preventivo se encontra disponível em todas as unidades de saúde da cidade e pode ser agendado. Para as mulheres que realizaram a coleta neste sábado, o prazo para o exame preventivo ser concluído é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.