Saúde lança Campanha para incentivar doações

A Secretaria Municipal de Saúde lançou nesta semana uma campanha para incentivar a doação de órteses e próteses ao Banco Municipal, o objetivo é ampliar o número de aparelhos disponíveis para facilitar a mobilidade e o tratamento das pessoas. O Banco, que foi criado no município em junho deste ano, conta com uma série de materiais ortopédicos que podem ser emprestados pela comunidade são-gabrielense de forma gratuita.

De acordo com a secretária de Saúde, Francine Gnoatto Basso, a quantidade de solicitações de empréstimos tem aumentado nos últimos dias, e muitos dos itens são utilizados por um período de mais de 30 dias por cada paciente, principalmente cadeiras de roda, muletas e botas imobilizadoras. “O Banco busca auxiliar pessoas que necessitam deste suporte e estamos com uma demanda muito alta. Na maioria das vezes são de pessoas que sofreram algum tipo de acidente, e precisam do material ortopédico para auxiliar na locomoção. O período de recuperação pode ser longo, o que acaba deixando o Banco sem determinado material”, disse.

Ela explicou também que a Prefeitura estará adquirindo mais materiais, mas que a comunidade também pode colaborar com o Banco, fazendo doações de produtos/itens que tenham em casa. “Muita gente pode ter em casa algum material ortopédico que não utiliza mais, como tipoias, coletes cervicais, muletas. Contamos também com essa ajuda; pedimos a solidariedade dos cidadãos que tenham esses materiais, para que façam a doação ao Banco Municipal de Órteses e Próteses, para que possamos ajudar mais gente”, comentou. Francine também reforçou que empresas e empresários também podem fazer a aquisição de materiais ortopédicos e doar para o Banco, “tenham certeza que esses materiais serão bem aproveitados”, concluiu.

Podem ser doados materiais ortopédicos, usados ou novos, como por exemplo, cadeiras de rodas e de banho, muletas, andadores, bengalas, tipoias, próteses, entre outros, que poderão auxiliar no tratamento e mobilidade do beneficiado. As doações podem ser feitas na Secretaria de Saúde, rua Martimiano Alves Dias, 1211.

Renata Cassel, responsável pelo Banco, informou também que caso o doador não possa se deslocar até a Secretaria, a pasta irá até a casa da pessoa para retirar a doação, basta entrar em contato pelo número (67) 3295-2456 ou (67) 99984-6306.

Notícias semelhantes