Saúde: População deve continuar em alerta e procurar a vacinação contra a Covid-19

Apesar do número de casos de Covid-19 em São Gabriel do Oeste estar controlado desde 2022, a doença ainda não acabou e continua circulando pela cidade. Por isso, é fundamental que a população se vacine e fique atenta a qualquer sintoma gripal.

O alerta veio da Coordenação de Imunização do Município, que no fim do ano divulgou um balanço com o número de faltosos e pessoas em atraso de segundas, terceiras e quartas doses. Thaís Marocco, responsável pelo setor comentou sobre a preocupação de novos picos da doença, principalmente agora, após o período de festas e férias.

“Lançamos hoje mais este chamado, convocando a população para que busque a vacinação. São Gabriel do Oeste oferece os imunizantes contra a Covid em todas as suas unidades de saúde, facilitando o acesso. Se você ainda não se vacinou e vai viajar agora em janeiro, procure o posto de saúde mais próximo e regularize sua caderneta”, enfatizou a coordenadora.

Thaís ainda falou sobre o grau de gravidade da doença. “Em dezembro, mais de 15 mil doses estavam em atraso na cidade e apesar de agora estarmos com um cepa que causa sintomas mais leves, em alguns casos a Covid ainda pode evoluir e ser fatal”, relatou a enfermeira ao lembrar que nos últimos dias duas crianças menores de 2 anos faleceram por complicações da doença.

O alerta também é válido para os pequenos, já que desde novembro, a Unidade de Saúde 9 do São Cristóvão possui doses de Pfizer Baby para aplicação em bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias). Assim como nas outras unidades da cidade, a imunização contra o coronavírus acontece apenas nas terças e quintas-feiras em horário comercial.

“Caso você, seu filho ou alguém da sua família tenha sido vacinado com a primeira dose, não deixe de tomar as outras no tempo recomendado. Só assim nossa população estará imunizada adequadamente e livre da doença”, concluiu.

Notícias semelhantes