Saúde: São Gabriel do Oeste inicia nesta quinta-feira (23) aplicação de vacina Bivalente contra a Covid-19

São Gabriel do Oeste iniciou nesta semana a aplicação da vacina Pfizer Bivalente contra a Covid-19 em todas as suas Unidades de Saúde. Nesta primeira etapa, a vacina estará liberada apenas para um público específico conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a orientação, a primeira fase de aplicação da bivalente contempla idosos de 70 anos ou mais, abrigados e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência; imunocomprometidos, além de comunidades indígenas e quilombolas que tenham recebido a última dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses e estejam com o esquema vacinal básico completo.

Segundo informou Thaís Marocco, coordenadora de Atenção Básica e de Imunização, a Pfizer Bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. “É muito importante completar sua vacinação contra a Covid-19 pois ela é uma das principais ferramentas que temos para controlar a disseminação do vírus e suas variantes”, reforçou.

“Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca) e ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses” explicou Thaís. Ela ainda pontuou que as pessoas que não tomaram nenhuma dose de vacina, devem receber a dose da monovalente antes de se vacinar com a Pfizer Bivalente.

“Também é necessário lembrar que a vacinação não só protege quem é vacinado, mas também ajuda a proteger a comunidade como um todo, por meio da redução da circulação do vírus. Por isso, é fundamental que as pessoas se informem sobre a vacinação, tirem suas dúvidas com profissionais de saúde e, se estiverem dentro dos grupos prioritários definidos pelas autoridades de saúde, se vacinem o mais breve possível”, concluiu a coordenadora.

As vacinas são aplicadas todas as terças e quintas-feiras nas Unidades de Saúde da cidade, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Notícias semelhantes