Enquanto a cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul ficou muito abaixo do esperado, com apenas 63,7%, São Gabriel do Oeste atingiu 102,15% e conseguiu ultrapassar a meta da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que é de 95% do público-alvo.
Dos 79 municípios do MS, apenas 31 atingiram ou ultrapassaram a meta da Campanha, enquanto 14 registraram cobertura vacinal abaixo dos 60%. No Estado, a iniciativa aplicou 109.206 doses da vacina, tendo um público-alvo de 173.154 crianças de 1 a 4 anos. Por conta da baixa cobertura a nível nacional, o Governo Federal deliberou e permitiu que a aplicação das doses seja prorrogada de acordo com a necessidade dos municípios.
De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Thaís Marocco, o resultado foi obtido graças ao esforço das equipes de saúde dos postos da cidade e o comprometimento dos pais. “Parabéns aos pais, que foram os responsáveis por levarem seus filhos e parabéns para a equipe que fez busca ativa das famílias”, destacou Thaís.
O último caso de poliomielite reportado no Brasil foi em 1989. No ano de 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do Poliovírus selvagem (PVS) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).