Saúde traz representantes de ministério para discutir ações contra dengue

Foto: Consultores de ministério e da Fiocruz estarão na Capital para seminário. (Foto: Arquivo/Edemir Rodrigues/Subcom-MS)

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) realiza a partir desta terça-feira (24) um seminário com a missão de fortalecer as ações de vigilância e controle da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O evento terá a participação de representantes do Ministério da Saúde.

“Dentro da ação programática realizada em parceria com o Ministério da Saúde, está uma importante ação de capacitação de profissionais de saúde voltada ao manejo clínico e vigilância laboratorial que será realizada pelo pesquisador da Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], Rivaldo Venâncio. É importante que a população nos ajude nesta luta, mantenha os quintais limpos e não deixe água parada. A dengue mata e é importante estarmos vigilantes com as outras doenças como a zika e a chikungunya”, declarou o secretário Flávio Britto.

O consultor técnico de Arboviroses do Ministério da Saúde, Pablo Fontoura, destaca o fortalecimento da troca de informações entre o governo federal e os estados.

“É um momento oportuno para fazermos essa troca de informações e esta parceria. Percebemos que há um aumento de casos, inclusive, de casos graves e óbitos no país, nós temos que estar sempre fortalecendo e oferecendo essa acessibilidade, da capacitação, da vigilância e também dos profissionais que atuam na assistência tanto na atenção primária quanto como na atenção básica, então é muito importante essa parceria com estados e municípios para que a gente continue caminhando neste enfrentamento às arboviroses”, ponderou.

O seminário será aberto às 8h30, com uma reunião do comitê de arboviroses da SES, no auditório da Governadoria. Às 10h, na Sala de Situação da secretaria, o consultor do ministério fala a profissionais da vigilância e controle de arboviroses. Haverá ainda outro painel pela manhã e uma visita de campo de controle vetorial.

Na quarta-feira (25), a programação terá o painel “Manejo Clínico e Vigilância Laboratorial”, do pesquisador Rivaldo Venâncio, e outro sobre investigação de óbitos. Já na quinta-feira (25), haverá visita técnica ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande).

 

Fonte: Campo Grande News

Notícias semelhantes