Secretária de Saúde de São Gabriel do Oeste participa de reunião com Ministro da Saúde em Campo Grande

A Secretária de Saúde de São Gabriel do Oeste, Francine Gnoatto Basso, participou na manhã da última sexta-feira (16), de uma reunião com o ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga e com o secretário Geraldo Rezende. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde 79 secretários municipais de Saúde da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), estiveram reunidos. A reunião ainda contou com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

De acordo com Francine, a agenda com os secretários municipais teve início ainda na quinta-feira, quando se reuniram para a primeira Assembleia Geral Extraordinária de 2021 no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), para a aprovação do novo estatuto do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado). O novo documento, colocado em pauta, contou com a revisão da assessoria jurídica do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Já na sexta-feira, houve a reunião com o ministro Queiroga. Segundo Francine, o debate abordou a inserção de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, em geral, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Até então, no Estado, a vacina já vem sendo aplicada em jovens com 12 anos ou mais que fazem parte do grupo de risco, com comorbidades. A solicitação foi apresentada pelo presidente do Cosems, Rogério Leite.

 

Francine avaliou como positiva a reunião e espera que as solicitações sejam atendidas pelo Ministério. Ela também comentou sobre a vacinação no município, um dos mais eficientes do Estado na aplicação dos imunizantes. “Nós temos trabalhado muito com o planejamento desde o início da vacinação. A equipe tem se desdobrado para imunizar a população são-gabrielense o mais rápido possível dentro do quantitativo de doses recebidas. Este avanço na aplicação já vem apresentando resultados e hoje presenciamos uma queda nos números de quadros graves da doença na cidade”, disse.

“Mato Grosso do Sul lidera a vacinação no Brasil, com mais de 50% da população geral vacinada com a primeira dose e cerca de 28% totalmente imunizadas, com duas doses ou dose única e isso é fruto da dedicação do nosso Secretário Estadual de Saúde e das equipes de Saúde de cada cidade, que abraçaram com todo o carinho a vacinação da população. Esperamos que em breve possamos comemorar a vitória contra o coronavírus”, concluiu.

Notícias semelhantes