Secretário de Saúde de São Gabriel do Oeste visita Canoas para conhecer serviço de telemedicina

Nesta segunda-feira (10), o secretário de saúde de São Gabriel do Oeste, Geraldo Rolim, juntamente com prefeitos e representantes da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), estiveram visitando Canoas – RS para conhecer o modelo de atendimento do Médico Online, serviço que realiza consultas por telemedicina em cinco unidades de saúde da cidade. A visita ocorreu na unidade de saúde Santa Isabel, onde os visitantes puderam conhecer as instalações das salas de consulta e exames.

Nesta modalidade de telemedicina, as consultas são realizadas à distância, onde um profissional de enfermagem faz o acolhimento presencial do paciente em um consultório exclusivo. A profissional é responsável por aferir os sinais vitais, conectar-se com o médico especialista via estação de telemedicina, além de executar o eletrocardiograma, que é laudado em minutos e entregue ao paciente. A técnica de enfermagem também fica à disposição para auxiliar e realizar a entrega física de laudos, prescrições de medicamentos e exames.

Geraldo Rolim afirmou que ficou satisfeito com a visita, pois teve a oportunidade de conhecer de perto a implementação e o fluxo de trabalho do Médico Online. “O objetivo da viagem foi conhecer uma experiência bem-sucedida na área de Telemedicina, com foco na resolutividade das consultas médicas de grande fluxo e garantir que o tempo de espera dos pacientes seja o menor possível”, concluiu.

Segundo o diretor da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Rogério Rosalin, conhecer a operacionalização da Telemedicina em Canoas é um passo importante para resolver os problemas de logística relacionados às especialidades médicas. “Estamos buscando conhecer a implementação do serviço de telemedicina em Canoas, pois no Mato Grosso do Sul temos um problema de logística, já que as cidades são muito distantes e quase tudo se busca na capital Campo Grande. Fizemos estudos e vimos que Canoas reduziu uma fila de mais de seis mil consultas, que foram supridas por meio da telemedicina”, explicou.

Em oito meses de funcionamento, foram realizadas mais de 5.700 consultas por meio do serviço Médico Online no município gaúcho, proporcionando uma redução significativa no tempo de espera para consultas com especialistas e uma otimização no tratamento dos pacientes. Dentre as principais especialidades fornecidas, destacam-se a cardiologia, a neurologia e a dermatologia.

Notícias semelhantes