Semana da Farroupilha encerra neste domingo

Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, que se comemora no mês de setembro, como homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. A comemoração relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. Em São Gabriel do Oeste, cidade com um grande número de tradicionalistas gaúchos, a semana é comemorada com uma programação especial realizada pelo CTG Chama Crioula.

Em sua abertura, além do acendimento da chama crioula, vários traços da cultura foram lembrados, reavivando o sentimento de pertença e de amor pelo tradicionalismo gaúcho. As danças, culinária, a mateada e o fogo campeiro também fazem parte da programação deste típico evento da região sulista, cultivado por muitos dos moradores de São Gabriel do Oeste. Rosimeire Teixeira Figueiredo, patroa do CTG, destaca o orgulho e o respeito pela tradição, que na Semana da Farroupilha fica ainda mais evidente.

“Este é um momento de celebrar as nossas tradições e homenagear os líderes desta revolução tão importante. O CTG Chama Crioula é uma família, da qual nos orgulhamos de fazer parte”, disse. Meire também fez o convite para os eventos que ainda devem acontecer na cidade; com a retomada e liberação das festividades, o CTG está realizando um dos primeiros eventos com almoço e jantar abertos ao público.

“É uma grande alegria poder abrir as nossas portas para a comunidade novamente. Estamos seguindo todos os protocolos de biossegurança para a realização desses eventos. Ainda neste sábado teremos um delicioso almoço com porco no tacho, além de um churrasco no jantar. Fica aqui o nosso convite para que a população prestigie um pouco dos nossos festejos”, informou. Ainda no domingo, o CTG também realiza o primeiro Show ao Vivo no município.

Em parceria com a JR Promoções, o show traz como atração principal os cantores Cézar e Paulinho com músicas de sucesso como A Loira do Carro Branco. O show será organizado sem a presença de público em pé, apenas com a venda limitada de mesas. Ainda é orientado que os presentes estejam portando a carteirinha de vacinação contra a Covid-19.

Notícias semelhantes