A semana do Natal em Mato Grosso do Sul será típica de verão, com sol e chance de chuva. A previsão indica que as manhãs começam com sol e variação de nebulosidade, mas há maior possibilidade de chuvas ao longo das tardes e noites.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o clima seguirá um padrão típico do verão, caracterizado pelo calor, elevada umidade e condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva mais frequentes.
As chuvas no período da tarde e da noite são favorecidas pelo aquecimento diurno, pela alta umidade e pela atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Em pontos isolados do Estado, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
O monitoramento ainda indica que os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, favorecendo o transporte de ar quente e úmido, o que intensifica a sensação de abafamento. As velocidades variam entre 30 km/h e 50 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais superiores a 50 km/h.

Calor intenso
As mínimas nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados oscilam entre 21°C e 24°C, com máximas entre 30°C e 34°C. Já na região pantaneira e sudoeste, como Corumbá e Porto Murtinho, as mínimas variam de 24°C a 27°C, e as máximas de 32°C a 36°C.
Na região do bolsão, leste e norte, os termômetros marcam mínimas entre 23°C e 26°C, e máximas entre 32°C e 38°C. Em Campo Grande, as mínimas variam entre 23°C e 25°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.
Até o dia 7 de janeiro de 2026, o monitoramento prevê acumulados significativos de chuva, acima de 100 milímetros, com destaque para as regiões central, sudeste, leste e norte/nordeste do Estado.

Fonte: Jornal Midiamax




















