O mês de outubro deve se encerrar com chuvas e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul. A previsão indica que há chance de mínima entre 15°C e 16°C, com destaque para a região sul do Estado, por influência de uma frente fria.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ainda nesta segunda-feira (27), o tempo segue mais instável, favorecendo a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada em grande parte do Estado. Os acumulados de precipitação podem superar os 30 milímetros em 24h.
Contudo, não se descarta a possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essa condição está associada à atuação conjunta da frente fria com o transporte de ar quente e úmido, além da presença de uma área de baixa pressão atmosférica e do deslocamento de cavados em níveis médios da atmosfera, que reforçam a convecção.

Tempestade
Na terça-feira (28), a previsão indica tempo com bastante nebulosidade e poucas aberturas de sol. Segue a possibilidade de chuvas e, localmente, tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente no centro-sul do Estado. Essa situação ocorre devido ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica que deve favorecer a formação de instabilidades.
Estão previstas mínimas entre 18°C e 20°C e máximas entre 24°C e 27°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C e máximas entre 27°C e 30°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 30°C e 33°C.
Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de até 29°C. Os ventos estarão bem variáveis, com valores entre 40 km/h e 60 km/h; e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Mais chuva
Na quarta-feira (29), há maior probabilidade de chuvas e ocorrência de tempestades, especialmente nas regiões sul e sudoeste. Na quinta-feira (30), embora a instabilidade diminua, ainda há condições para pancadas de chuva isoladas.
As temperaturas ficam mais amenas, com mínimas entre 14°C e 15°C no sul do Estado, um cenário atípico para o mês de outubro. Em relação à previsão das temperaturas, são esperadas mínimas entre 14°C e 19°C e máximas entre 21°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados.
Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 22°C e máximas entre 22°C e 28°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 27°C e 30°C.
Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 18°C e 21°C e máximas de até 26°C. Os ventos atuam do quadrante sul, com valores entre 40 km/h e 60 km/h; e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informa a possibilidade de chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul na sexta-feira (31). Está previsto o tempo fechado, com instabilidades, principalmente na região sul do Estado.
Fonte: Jornal Midiamax





















