Servidoras da prefeitura municipal de São Gabriel do Oeste concluem curso de artesanato Arte em Passos

Oferecido pela Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Formação Continuada, o curso de artesanato “Bordado em Chinelos” encerrou as atividades de mais uma turma na última semana.

Desenvolver um trabalho manual é uma forma de meditação. Atividades como tricô, crochê, bordados e colagem, em geral, são minuciosas e, de alguma forma, exigem que a pessoa pratique a atenção plena – o famoso mindfulness. Já existem diversos estudos que relacionam o mindfulness a benefícios importantes. Trilhando esse caminho, é possível dizer que artesanato e saúde têm tudo a ver.

O curso faz parte do programa de valorização dos servidores e busca promover a saúde dos servidores por meio da prática de Atenção Plena. Redução de ansiedade, estresse e sintomas de depressão, controle da pressão arterial, combate ao envelhecimento e fortalecimento do sistema imunológico são alguns exemplos do que a atenção plena pode fazer pela saúde.

No último módulo, mais 30 servidoras que participaram da capacitação ministrado pelas instrutoras Loide e Leile Elvira, concluíram o curso customizando seus chinelos. Em uma pesquisa on-line com mais de 3.545 artesões, pesquisadores procuraram saber mais sobre os efeitos terapêuticos da prática na vida deles.

Mais da metade disse que o artesanato era sinônimo de felicidade e muitos relataram efeitos de relaxamento, alívio do estresse e despertar da criatividade durante o desenvolvimento das atividades.

O estudo ainda constatou que quem se dedicava ao artesanato mais de 3 vezes por semana se sentia mais tranquilo, menos ansioso e mais confiante. De acordo com o resultado da pesquisa pode-se dizer que trabalhos manuais contribuem com o bem-estar e a qualidade de vida, especialmente quando são feitos em grupos. Ao todo foram dois meses de curso no período noturno, na galeria abaixo confira o resultado deste lindo trabalho:

Notícias semelhantes