São Gabriel terá programação cultural e institucional com cinema, palestra, música e prestação de contas nesta semana

A agenda de São Gabriel do Oeste está repleta de atividades culturais e institucionais que prometem movimentar a cidade nos próximos dias. A comunidade poderá participar de sessões de cinema ao ar livre, palestra sobre arborização urbana, oficina sobre a história do violão, além de acompanhar a prestação de contas da área da saúde.

Na terça-feira, 23 de setembro, a Praça do bairro Flor do Cerrado será palco de uma sessão gratuita de cinema, a partir das 18h30. A iniciativa busca oferecer uma noite de emoção, diversão e cultura ao ar livre para toda a família. O evento faz parte do Projeto de Cultura por meio da PNAB – Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Ainda no mesmo dia, às 19h, o Plenário da Câmara Municipal recebe a palestra técnica com o tema “A Importância da Arborização Urbana para as Cidades e os Cuidados no Plantio e Manutenção de Podas de Árvores”. A atividade é voltada à conscientização sobre boas práticas ambientais e o papel da arborização na qualidade de vida urbana.

Na quinta-feira, 25 de setembro, a programação segue na Câmara Municipal, às 14h, com a prestação de contas da FUNSAÚDE e da Secretaria Municipal de Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2025. O encontro é aberto ao público e representa uma oportunidade de acompanhar de perto a aplicação dos recursos e as ações desenvolvidas na área da saúde do município.

No mesmo dia, às 18h30, também na Câmara, acontece a Oficina “A História do Violão”, ministrada pelo professor e produtor cultural, Evandro Dotto. A atividade abordará a evolução do instrumento, repertório e curiosidades, sendo aberta a todas as idades e sem custo de participação. A oficina integra o projeto O Caminho das Seis Cordas, contemplado pelo edital da SECDET com recurso da PNAB. A programação musical terá ainda um concerto especial no dia 9 de outubro, às 19h, na Igreja Cristo Rei, também com o professor, como parte da contrapartida cultural do projeto.

Encerrando a semana, na sexta-feira, 26 de setembro, a Escola do Legislativo promove um debate público sobre emendas impositivas, mecanismo que garante aos vereadores a indicação de recursos no orçamento municipal para entidades e comunidades. O evento contará com a participação da Procuradora da Câmara, Julia Prado Rodrigues, do Procurador do Município, Gasparino Favero Neto, e do advogado e servidor da Câmara, Fernando Napp Rocha, que vão explicar, de maneira clara e acessível, aspectos como a base legal das emendas, o papel do Legislativo e do Executivo, regras para entidades beneficiadas e responsabilidades jurídicas. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas antecipadamente na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/camarasgoms), com preenchimento correto do nome para emissão do certificado.

Notícias semelhantes