Será que vai dar para aguentar? A Climatempo esticou um pouco mais a previsão sobre a duração da onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul e outros estados desde quarta-feira (12).
Em vez dos 10 dias inicialmente previstos, o calorão deve durar 12, se estendendo até dia 24 de fevereiro, a última segunda-feira do mês.
A previsão é de temperaturas até 7ºC além do que é normal para o período. Em Campo Grande e Três Lagoas, por exemplo, a temperatura deve chegar aos 38ºC na próxima sexta-feira (21). No mesmo dia, Porto Murtinho deve registrar 40ºC. Serão as temperaturas mais altas nesses municípios nos próximos 15 dias.
Onda de calor ocorre quando temperaturas superam os 5ºC acima da média histórica por, pelo menos, três dias consecutivos.
Quase todo mapa
A previsão inicial da Climatempo mostrava a onda de calor atingindo cerca de 40% do Estado, principalmente as regiões sul e sudoeste sul-mato-grossenses.
A atualização meteorológica inclui praticamente todo o mapa de Mato Grosso do Sul. Apenas municípios da ponta, na porção norte, escapam do calor mais intenso.
Pico
Ainda de acordo com o Climatempo, o início da onda de calor não acontece simultaneamente em todos os municípios.
“Algumas áreas aquecem mais rápido do que outras, influenciadas pela geografia local e pelas diferenças climáticas regionais”, diz nota no site da empresa.
A previsão é que a próxima semana traga o pico das temperaturas máximas.
“A tendência é de uma elevação mais generalizada das temperaturas em todas as áreas afetadas”, acrescenta.
Outros
A onda de calor também chegará a Goiás, no Centro-Oeste.
No Sudeste, atinge São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro.
No Nordeste, a Bahia. No Sul, pode abranger parte do Paraná.
Chuvas
Até as 10h desta sexta-feira (14), Mato Grosso do Sul é área com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para chuvas intensas.
A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm no dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Matéria: Campo Grande News