Solidariedade: Campanha “Junho Vermelho” incentiva a doação de sangue

Foto: Freepik/Abscent

Desde 2011 a Campanha Junho Vermelho é desenvolvida para lembrar a população sobre a importância da doação de sangue

A doação de sangue não é uma prática comum na cultura brasileira e todos os anos, neste mesmo período, os estoques dos hemocentros costumam baixar em função do inverno. Diante da pandemia do novo coronavírus, a necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue é ainda maior e de extrema importância.

Desde 2011 a Campanha Junho Vermelho é desenvolvida para lembrar a população sobre a importância da doação de sangue. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas e os sul mato-grossenses podem contribuir com esta causa fazendo a sua doação no Hemosul.

Os telefones para agendamento são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 ou pelo número de celular (67) 99298-6316.

Podem doar as pessoas que possuem idade entre 16 e 69 anos e levar documento de identidade com foto. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados do responsável legal. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 55 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

Segundo o Ministério da Saúde, existem alguns casos que são impedidos definitivamente de fazer a doação do sangue: Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das doenças Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis; e Malária.

O Hemosul fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304, no centro de Campo Grande. É importante que os voluntários compareçam às unidades usando máscaras de proteção.

Assessoria de Comunicação Câmara SGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias semelhantes