O fortalecimento da autonomia, a abertura de novas oportunidades e a valorização profissional estão mudando a realidade de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade social em Mato Grosso do Sul. Esse é o impacto do Curso de Cabeleireira promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), fruto da ação IFMS Social e que conta com o apoio da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).
Com turmas realizadas em Campo Grande e Corumbá, com encerramento previsto para 4 de dezembro em Ladário, o projeto já beneficiou dezenas de alunas e ampliou o acesso à qualificação gratuita. Em Ladário, são 50 estudantes divididos entre as turmas vespertina e noturna, com aulas ministradas pelo professor Marcos Rogério, que acompanha de perto o desenvolvimento técnico e pedagógico de cada participante.
Os valores destinados pela senadora Soraya Thronicke ao IFMS para a realização dos cursos somam quase R$ 400 mil, divididos entre Campo Grande, Corumbá e Ladário. Os recursos garantem não apenas a formação profissional, mas também kits completos para que as alunas possam iniciar ou ampliar sua renda logo após o curso.
Formação que acolhe, emancipa e transforma
O curso foi pensado para atender especialmente mulheres em vulnerabilidade social e econômica, incluindo mulheres negras, trans e travestis.
Entre as participantes está Silvia Merida Egues, 43 anos, dona de casa e mãe de quatro filhos, moradora da zona rural de Ladário. Ela viu no curso a chance de conquistar uma profissão.
“Tenho muito interesse em trabalhar na área. Nunca atuei, mas o aprendizado vai ajudar”, afirma.
Para Rita de Cássia Fernandes da Rosa, 19 anos, a oportunidade representa um futuro possível.
“Esse curso veio para nos ensinar muitas coisas. Pode ser uma renda extra para todos nós. Ficamos muito agradecidos pela senadora ter disponibilizado os recursos e pelos kits que vão nos ajudar muito quando tudo terminar”, destacou.
A senadora Soraya salienta o quanto a educação profissional tem poder transformador.
“Quando uma mulher conquista uma profissão, ela amplia sua autonomia, fortalece a autoestima e abre novos caminhos para sua família e a comunidade. Por isso, fiz questão de destinar recursos ao IFMS para garantir essa formação tão necessária. Esse curso não é apenas sobre aprender técnicas, é sobre acreditar em si, conquistar independência e transformar vidas”, avalia

A reitora do IFMS, Elaina Cassiano, reforça que os investimentos da senadora Soraya somam R$ 2,5 milhões e fortalecem a instituição em diversas frentes, desde assistência estudantil até inovação, pesquisa e projetos sociais, como o IFMS Social.
“O valor destinado ao IFMS Social possibilitou a oferta de um curso que vai muito além da qualificação profissional: resgata a autoestima e devolve a essas mulheres o protagonismo que sempre mereceram ter”, disse.
Atendimentos gratuitos à comunidade de Ladário
Como etapa final do curso, as turmas realizarão atendimentos gratuitos de cortes de cabelo para a população ladarense. As ações ocorrerão nos seguintes dias e locais:
02 de dezembro
- Associação Reserva da Marinha – 13h30 às 16h30
- Escola Municipal Nelson Mangabeira – 18h30 às 21h30
03 de dezembro
Escola Marquês de Tamandaré – 13h30 às 16h30
APPIL – 18h30 às 21h30
04 de dezembro
- CRAS – 13h30 às 16h30 e 18h30 às 21h30




![Copia de #15643 . Campanha Luzes do C errado 2025_BANNERWEB [ 728x90px ]](https://vejaaquims.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Copia-de-15643-.-Campanha-Luzes-do-C-errado-2025_BANNERWEB-728x90px-.gif)
















