A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), sorteou, nesta quinta-feira (19), os primeiros duelos da Libertadores da América 2025. Os representantes brasileiros Corinthians e Bahia, 7º e 8º colocados do Brasileirão em 2024, entram na Fase 2 da Pré-Libertadores. O time da capital paulista enfrenta o Universidad Central, da Venezuela, enquanto o Bahia terá o The Strongest, da Bolívia, como seu adversário. Ambos decidem em casa e os jogos estão previstos para as semanas de 19 e 26 de fevereiro. Se vencerem seus duelos, as equipes avançam para a terceira fase, com oito times, dos quais quatro se classificam para a fase de grupos.
Os potes do sorteio foram definidos de acordo com a posição dos clubes no ranking da Conmebol e irão definir os mandos de campo da terceira etapa do torneio. O Corinthians é o 18º colocado e o Bahia é o 77º (confira o ranking completo).
Retrospecto na competição
O Corinthians fará a sua quarta participação na pré-fase da competição. O Timão foi eliminado na primeira vez, em 2011, para o Tolima da Colômbia, depois de empatar por 0 a 0 no Pacaembu e perder por 2 a 0 fora de casa. Em 2015, o Alvinegro venceu o Once Caldas, também da Colômbia, e se classificou pra fase de grupos. No entanto, voltou a cair na Pré-Libertadores em 2020 contra o Guaraní do Paraguai, depois de perder por 1 a 0 como visitante e vencer por 2 a 1 na Neo Química Arena, sendo desclassificado pelo gol fora de casa, critério que ainda era adotado na época.
Já o Bahia nunca participou desta fase da competição, e volta à Libertadores após 35 anos. O time nordestino jogou o mais importante campeonato sul-americano apenas três vezes e sua melhor campanha foi em 1989, quando chegou às quartas de final e foi eliminado pelo Internacional.
Fonte: Jornal Midiamax