Suinocultores de São Gabriel do Oeste são capacitados para melhorarem organização de granjas

Em São Gabriel do Oeste, um grupo formado por empresários e colaboradores na área de suinocultura foi capacitado na temática “Ambiente saudável no Agro”. A ação desenvolvida pelo Sebrae/MS, em parceria com a empresa Aurora Alimentos e a Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (Cooasgo), teve início em março e encerrou na última terça-feira, 21 de maio, com a finalidade de levar conhecimento sobre uma melhor gestão e organização dos empreendimentos rurais.

Ao todo, foram cinco encontros, ocorridos na sede da Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste (ACISGA). Conforme a analista-técnica do Sebrae/MS, Priscila Proença, o conteúdo mostrou aos suinocultores como implementar a filosofia “dos 5S”, promovendo um Ambiente Saudável no Agro. O 5S é um método de administração japonesa baseado em: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalização) e Shitsuke (disciplina).

“Esse curso do 5S vem ao encontro de uma necessidade que o produtor tem de melhorar a organização da sua granja, para que haja menos desperdício, para que esteja tudo dentro das normas. Nesse sentido, o Sebrae tem o compromisso de capacitar esses produtores para realizarem o trabalho de forma correta por meio das consultorias teóricas e práticas”, relatou a analista.

Para o médico-veterinário da Cooasgo, Fernando Yoshida, esse tipo de treinamento traz uma visibilidade mais abrangente de trabalho tanto para o produtor quanto para o funcionário da granja. “Quem consegue implementar as medidas de uma maneira correta e depois realmente põe em prática, acredito que não consegue mais trabalhar em uma granja ou qualquer outra empresa sem essas premissas, como a organização básica e a disciplina de ter tudo no seu lugar. Todo esse aprendizado é fundamental para ter sucesso a médio e longo prazo”, salientou.

Eficiência administrativa e organização

Durante as capacitações, os participantes puderam ter acessos aos seguintes conhecimentos: “Melhoria na Produtividade: Processos mais rápidos e eficientes”; “Redução de Desperdícios: Uso otimizado de tempo e recursos”; “Aumento da Qualidade: Menos erros e contaminações, melhor qualidade dos produtos”; “Segurança no Trabalho: Redução de acidentes, ambiente mais seguro”; “Satisfação dos Funcionários: Ambiente de trabalho mais agradável e motivador”; e “Sustentabilidade: Uso consciente dos recursos, práticas mais sustentáveis”.

Aprender e colocar em prática questões relacionadas à limpeza e organização são fatores importantes para o bom andamento de uma empresa seja ela no campo ou na cidade. Para a empresária na área de suinocultura, Carla Lucianer Miranda, as capacitações foram válidas.

“Quando a gente aprende na teoria sobre essas questões que parecem simples e depois colocamos na prática, de fato, é que passamos dar o devido valor sobre descartar o que não se utiliza mais, seja uma simples caneta como não acumular objetos que não serão mais aproveitados. A teoria mostra o que a gente sabe que deve ser feito, mas no dia a dia acabamos não colocando em prática por conta de outras demandas que temos, portanto, a lição é dar valor e executar coisas simples que lá na frente farão toda a diferença”, pontuou a empresária.

Outra participante dos cursos, a proprietária de uma granja em São Gabriel do Oeste, Amanda Barbieri, afirma que a capacitação foi importante para mostrar os caminhos corretos que todo proprietário de granja deve seguir para alcançar melhores resultados. “A metodologia utilizada do 5S nos leva à forma correta de como proceder na organização de nossa empresa no dia a dia. De como colocar as coisas no seu devido lugar e descartar o que não no serve mais faz toda a diferença para o nosso negócio caminhar da melhor maneira possível. Até a forma de administrar as coisas burocráticas ficam mais fáceis. Foi muito válido todo esse aprendizado”, ressaltou.

Para mais informações sobre as ações em Mato Grosso do Sul os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Notícias semelhantes